"I Don't Belong Here" (em português, "Eu não pertenço aqui") estreia na 15ª edição do Doclisboa. Um documentário sobre deportados dos Estados Unidos e do Canadá para os Açores.
Corpo do artigo
Entre 2013 e 2015 uma equipa de teatro foi convidada a criar um espetáculo que envolvesse deportados para os Açores e que retratasse a realidade de quem se vê condenado a voltar para um país que nunca chegou a ser seu.
Dados da Direção Regional das Comunidades dos Açores revelam que entre 1987 e 2016 foram deportados para o arquipélago 1313 pessoas dos Estados Unidos e do Canadá. Só este ano, chegaram 39.
A lei norte-americana e canadiana prevê que os estrangeiros que cometeram um crime e foram condenados a penas de um ano ou mais possam ser deportados para o país de origem. Mas esse país já não é o deles.
TSF\audio\2017\10\noticias\20\joana_carvalho_reis_i_don_t_belong_here
Em 2013, o ator e encenador Dinarte Branco e o escritor e guionista Nuno Costa Santos foram desafiados pelo Observatório dos Lusodescendentes a criar uma peça de teatro sobre a questão da deportação. Da equipa fazia também parte o realizador Paulo Abreu.
Durante dois anos conheceram os protagonistas e atores, recolheram depoimentos, alinharam texto, encenaram e levaram a cena a peça "I Don't Belong Here" numa digressão nacional.
Joe, Louie, Paul, Tony e Zita partilharam em palco a experiência de regressar a uma terra com a qual não têm ligação, onde se fala uma língua que não é a deles, onde são olhados de lado. Uma terra onde não conseguem imaginar futuro.
Paulo Abreu, que filmava os vídeos transmitidos durante o espetáculo, percebeu que dali podia sair muito mais e pensou em fazer um documentário. "I Don't Belong Here", o documentário que estreia no festival Doclisboa, mostra os ensaios, algumas cenas em cima do palco, as viagens durante a digressão e acima de tudo os bastidores.
236127787
"I Don't Belong Here" estreia no Doclisboa no domingo, dia 22, às 22:00, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Tem uma segunda projeção na segunda-feira, dia 23, às 14:00, também no Cinema São Jorge.