
DR
"A quem encontrar este livro..." reúne os textos escritos durante a I.ª Guerra Mundial pelo Tenente João Pina de Morais
Há 100 anos, João Pina de Morais, um jovem oficial do corpo expedicionário português, lutava nas trincheiras da Flandres. Entre abril de 1917 e junho de 1918, em plena I.ª Guerra Mundial, o jovem Tenente escreveu um diário em forma de cartas a Lídia da Assunção Monteiro, com quem viria a casar cinco anos mais tarde.
Este manuscrito íntimo de um diário de guerra foi encerrado num cofre que, muitos anos depois, o investigador João Luís Sequeira encontrou e decidiu reunir em livro.
TSF\audio\2018\02\noticias\05\fernando_alves_joao_luis_sequeira
Desde que descobriu a figura de João Pina de Morais, o investigador e atual diretor do Espaço Miguel Torga não deixou de publicar publicar sobre a vida de uma figura de proa da República, perseguido no Estado Novo e conhecido contista.
A história de João Pina de Morais chegou-lhe através de Gaspar Martins Pereira, investigador da história do Douro. Publicou uma biografia, crónicas reunidas e até um roteiro literário - "Viajar com... Pina de Morais".
O diário de guerra, encontrou-o mais tarde. Através de relatos da família, soube de um cofre que guardava cartas que a viúva, Lídia da Assunção Monteiro, lia, fechada num gabinete.
Os textos são momentos de grande intimidade, textos de amor, mas que são também um grande retrato da época.
Quando os escreveu, João Pina de Morais temia que estes textos não chegassem ao destino e que não fossem lidos enquanto fosse vivo. Mas Lídia recebeu-os e João sobreviveu à guerra.
Anos mais tarde, combinaram que os textos seriam publicados, mas só quando ambos morressem. Está cumprida a vontade.
"A quem encontrar este livro...", organizado por João Luís Sequeira, é publicado pela Âncora Editora.