
José Afonso a actuar no seu último espectáculo, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Zeca Afonso © Proibido o uso editorial sem autorização da Global Notícias.Esta fotografia não pode ser reproduzida por qualquer forma ou quaisquer meios electrónicos, mecânicos ou outros, incluindo fotocópia, gravação magnética ou qualquer processo de armazenamento ou sistema de recuperação de informação, sem prévia autorização escrita da Global Notícias.
Zélia Afonso diz-se "surpreendida" com proposta para transladar os restos mortais do músico para o Panteão.
Corpo do artigo
A viúva de Zeca Afonso diz que foi apanhada de surpresa com a proposta da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) para que os restos mortais do músico José Afonso sejam trasladados para o Panteão Nacional.
"Fiquei bastante surpreendida", diz. "Ninguém me contactou, ninguém me disse nada."
TSF\audio\2018\08\noticias\22\_zelia_1
Questionada sobre se devia ter sido consultada, a viúva de Zeca Afonso diz que assim o esperava. "Fazer uma proposta qualquer um pode fazer, mas a decisão só cabe à família."
Zélia Afonso diz que vai conversar com os filhos e só depois a família vai tomar uma posição sobre esta iniciativa.
"Estamos todos em partes do mundo e horas diferentes", por isso ainda não foi possível falar com os filhos sobre o caso, explica.
Já o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, aplaude a ideia de atribuir honras de Panteão a Zeca Afonso, mas pede um "debate profundo".
As decisões sobre quem deve ir para o Panteão não devem depender de "lóbis", apela, mas sim de critérios precisos.
TSF\audio\2018\08\noticias\22\vasco_lourenco_10h
O residente da SPA disse à TSF que o objetivo é conseguir a transladação para o Panteão em 2019, ano em que se assinalam duas datas marcantes: os 90 anos do nascimento de Zeca Afonso e os 45 anos do 25 de Abril.
José Jorge Letria adianta que o pedido da SPA vai ser endereçado ao primeiro-ministro e à Assembleia da República
No comunicado agora emitido, a SPA reclama, em nome dos autores portugueses, a trasladação dos restos mortais de José Afonso, sepultados em campa rasa no Cemitério de N. S. da Piedade, em Setúbal.