Vocalista dos escoceses Unkle Bob lança álbum inspirado nos incêndios em Portugal

Lead singer and guitarist Patrick Stump from the Fall Out Boy performs to kick off the 7th annual Honda Civic tour at the company's American headquarters in Torrance, California January 5, 2007. The music group will be headlining the Honda Civic tour for 2007, which starts in Charlotte, North Carolina on April 18. REUTERS/Mario Anzuoni (UNITED STATES) - GM1DUIBQMSAA
REUTERS
Rick Webster estava numa residência artística em Góis quando o incêndio de Pedrógão Grande deflagrou.
Corpo do artigo
O vocalista dos escoceses Unkle Bob, Rick Webster, lançou o álbum instrumental "Voz", inspirado pela passagem por Góis em junho de 2017 e pelo grande incêndio de Pedrógão Grande, que testemunhou.
O trabalho, de composição minimal, remete diretamente para a passagem de Rick Webster por Góis, seja o testemunho do grande incêndio de Pedrógão Grande, através dos temas "Wildfire" e "Ashes falling from the sky", seja a experiência da residência artística na associação Raizvanguarda, com as músicas "Goodbyes" ou "Washing Day".
7pZH1wa_Tvw
O álbum, que conta com a participação da violinista Amira Bedrush-McDonald, estava a ser composto quando Rick Webster, que assina como Richard Luke no álbum a solo, se encontrava em Góis, numa residência artística na Raizvanguarda, que ocupa uma antiga escola primária na aldeia de Bordeiro.
Durante a sua estada, testemunhou o avanço do grande incêndio de Pedrógão Grande, que provocou a morte a 66 pessoas.
"Teve um grande impacto. Eu estava a compor o álbum em Góis, quando o incêndio surgiu. Conseguíamos vê-lo no horizonte, era difícil de respirar e havia pequenas folhas queimadas a cair do céu. Nunca tinha visto nada assim. Aquilo criou uma atmosfera que eu tentei pôr na música", contou à agência Lusa o vocalista dos Unkle Bob, banca escocesa com temas que apareceram em séries como Grey's Anatomy ou CSI Miami.
Para Rick Webster, havia uma sensação de "calma, mas ao mesmo tempo a sensação de que algo muito poderoso estava para vir".
Em "Wildfire", o artista quis criar "um tema central que dá voltas e voltas, a rolar como um fogo. As mesmas notas repetem-se ao longo de toda a peça e a viagem move-se por entre momentos calmos e intensos, mas sempre com as mesmas notas a rolar para a frente".
"Foi isso que eu senti ser o fogo - incontrolável e, em momentos, bonito e hipnotizante, mas também destrutivo e aterrorizante", explicou à Lusa.
Para além dos incêndios, Rick Webster deixou-se também inspirar pelos cenários que encontrou em Góis - "um sítio incrível".
"Adorei estar lá, a comer fruta das árvores, a nadar nos rios e a caminhar pelos montes - tudo isso foram influências para as minhas músicas. Foi um tempo muito inspirador", sublinhou o artista, que foi para Góis depois de uma paragem na sua banda, face a um problema de voz.
De acordo com o diretor da associação Raizvanguarda, Luís Carvalho, está agora a ser discutida a possibilidade de o álbum ser apresentado no verão, em Góis.
O álbum "Voz" é editado pela 1631 Recordings.