Andrés Iniesta, Gianluigi Buffon e Fernando Torres dizem adeus aos clubes do coração.
Corpo do artigo
A última jornada das Ligas Italiana e Espanhola, que decorreu este fim de semana, ficou marcada pelas últimas aparições em campo de três figuras assinaláveis no mundo do futebol. São eles, Andrés Iniesta (FC Barcelona), Gianluigi Buffon (Juventus) e Fernando Torres (Atlético Madrid).
Andrés Iniesta fez este domingo, em Camp Nou, o seu último jogo com a camisola "blaugrana" frente ao Real Sociedad, partida que terminou 1-0, com golo de belo efeito de Philippe Coutinho (57'). O médio espanhol foi substituído aos 82' , para a entrada de Paco Alcácer, num momento em que foi muito ovacionado pelos adeptos do "Barça". O capitão "culé", de 34 anos, teve direito a uma homenagem no final do jogo, com guarda de honra por parte dos companheiros de equipa, onde no final levantou o troféu de campeão espanhol.
Iniesta sai do Barcelona depois de ter marcado 57 golos em 674 jogos e de ter conquistado nove campeonatos espanhóis, seis taças de Espanha, sete supertaças espanholas, quatro ligas dos campeões, três campeonatos do mundo de clubes, três supertaças europeias e um prémio de melhor futebolista do ano na Europa.
Gianluigi Buffon despediu-se da Juventus este sábado, no jogo contra o Hellas Verona, onde a "Vecchia Signora" venceu por 2-1, com golos de Daniele Rugani (49') e de Miralem Pjanic (52'), para o campeão italiano, e com golo de Cerci (76') para o Verona. O guarda-redes italiano, de 40 anos, terminou o jogo emocionado e a agradecer aos adeptos, onde ainda teve a oportunidade de levantar o troféu de campeão italiano.
"Gigi" deixa a "Juve", depois de 656 jogos ao serviço do clube de Turim. Durante 17 temporadas a defender as redes da Juventus, o veterano capitão conquistou nove campeonatos italianos, quatro taças de Itália, cinco supertaças italianas, uma 2.ª Liga Italiana (aquando da descida da Juventus à Série B, por causa dos esquemas de corrupção) e um prémio de melhor futebolista do ano na Europa.
Por último, falta falar de um jogador que já foi 3.º melhor jogador do mundo, em 2008, atrás de Messi e do português Cristiano Ronaldo. Trata-se de Fernando Torres, o "El Niño", como é conhecido no mundo do futebol, abandona o Atlético Madrid depois de ter bisado (42' e 60') no último jogo da época, que terminou empatado a dois golos, diante do Eibar, no Estádio Wanda Metropolitano. Os golos adversários foram apontados por Kike García (35') e Rúben Peña (70'), num onze em que o central português Paulo Oliveira foi titular.
Fernando Torres esteve 11 anos ao serviço do Atlético Madrid, onde fez 129 golos em 404 jogos, e conquistou uma Liga Europa, que foi ganha na quarta-feira passada, no jogo frente ao Marselha, que acabou 3-0 para os "colchoneros". Pelo meio o avançado espanhol teve uma aventura no estrangeiro, durante nove anos, onde passou pelo Liverpool (quatro épocas, 142 jogos, 81 golos), Chelsea (quatro épocas, 172 jogos, 45 golos, uma liga dos campeões, uma liga Europa e uma taça de Inglaterra) e AC Milan (10 jogos e um golo).