O Conselho de Disciplina da Associação de Futebol da Guarda reúne na quarta-feira para analisar as incidências do jogo do distrital de juniores que opôs o Sporting do Sabugal ao Desportivo de Gouveia.
Corpo do artigo
Toda a equipa, jogadores e técnicos do Desportivo foi expulsa no jogo contra o Sporting do Sabugal, que permitia aos primeiros, em caso de vitória, sagrarem-se campeões da Associação de Futebol da Guarda (AFG).
Os árbitros foram assistidos no hospital, a GNR registou uma agressão no relatório que enviou à AFG, que promete analisar a arbitragem.
No sábado os gouvitanos entraram motivados no estádio dos raianos, numa partida dirigida pelo árbitro Silvério Sousa e que tinha como fiscais de linha Rodrigo Aires e Pedro Martins. O treinador do Desportivo conta que «nos momentos iniciais do jogo foram logo expulsos dois jogadores e aos 49 minutos, um terceiro jogador». As expulsões sucederam-se e no final do jogo «todos os 21 elementos que constituem a equipa e dirigentes, viram cartão vermelho», adianta Rui Ramos.
Antes do jogo acabar um dos adeptos presentes terá agredido a equipa de arbitragem, que foi assistida no Centro de Saúde do Sabugal e, mais tarde, no Hospital da Guarda. O episódio consta do relatório da GNR, que «será enviado à AFG», revela fonte oficial.
Os ferimentos «foram de pouca monta, mas os árbitros quiseram ser vistos no Hospital da Guarda, onde se deslocaram pelos próprios meios».
À TSF, fonte oficial do Desportivo de Gouveia faz questão de dissociar o Sporting da conduta da equipa de arbitragem, e esclarece que «o árbitro expulsou toda a equipa com base nos nomes que constavam da ficha técnica». Este responsável garante que o Desportivo de Gouveia «já pediu uma reunião, conjunta, com os conselhos de disciplina e de arbitragem da AFG». Entretanto pediu também «o relatório da GNR para perceber se há alguém identificado porque do Clube ninguém agrediu os árbitros», garante o dirigente.
O Conselho de Disciplina «reúne esta quarta-feira e irá analisar o caso», garante o presidente da AFG que «lamenta o sucedido». Amadeu Poço promete «analisar o relatório do árbitro e, se for caso disso, atuar em conformidade».
A TSF tentou, sem sucesso, ouvir o presidente do Sporting do Sabugal mas Carlos janela manteve, ao longo do dia, o telefone desligado.
Já o Gouveia garante, em comunicado, que «está em cima da mesa a possibilidade de o clube não se inscrever e participar, na próxima época, em qualquer competição oficial».