A caminho de Manchester? United bate cláusula, decisão nas mãos de Rúben Amorim e as declarações pós-jogo
A SAD leonina confirmou esta terça-feira que o clube inglês vai pagar dez milhões pelo treinador. Saiba tudo sobre as últimas horas sobre o universo de Alvalade
Corpo do artigo
O dia de emoções muito fortes em Alvalade culminou numa vitória leonina e Amorim guardou para a despedida as bolas paradas de Viktor Gyökeres. O Sporting venceu o Nacional por 3-1 nos quartos de final da Taça da Liga.
O treinador do Sporting, Rúben Amorim, voltou a não querer abordar a saída para o Manchester United, dizendo que não há uma decisão tomada, mas assumindo que existe o pagamento da cláusula de rescisão.
"Houve o comunicado do clube e isso é a única coisa que há até este momento, há o interesse do Manchester United, há o pagamento de uma cláusula. Depois, quando eu tiver uma coisa mais em concreto, vou chegar aqui e assumir, porque passa sempre por ser uma escolha minha. Enquanto não tiver tudo decidido, para um lado ou para o outro, não vale a pena estar a dizer muito mais. Não vou dizer nada de jeito, porque não tenho nada de jeito para dizer", disse Rúben Amorim na conferência de imprensa no final do jogo frente ao Nacional.
O ainda treinador do Sporting assumiu que explicou a situação aos jogadores antes de ser publicado o comunicado do clube à CMVM.
"Eu não quero dar esperança a ninguém, nem deixar de dar. O comunicado teve de sair em dia de jogo (...) Nesta situação, há coisas que eu não controlo", disse Rúben Amorim, admitindo que sentiu o "ambiente estranho" no estádio e que os jogadores "não estiveram da mesma forma" na palestra.
Questionado pela TSF sobre se os jogadores poderão ficar desiludidos com a eventual saída, Rúben Amorim responde: "Sem dúvida, mas eu não me meto na vida dos jogadores."
O comentador da TSF João Nuno Coelho lembra que o Manchester United "ainda está pior" do que o Sporting quando Rúben Amorim chegou a Alvalade, o que torna a proposta "um desafio quase impossível de recusar".
"Amorim ficaria sempre a pensar no que podia acontecer se tivesse ido." Ainda assim, João Nuno Coelho considera que pode ser uma "decisão precipitada" e o fim de "um conto de fadas" no Sporting.
O ainda treinador do Sporting, Rúben Amorim, recusou esta terça-feira comentar o facto de ser o jogo de despedida em Alvalade, dizendo que ainda não há nada acertado.
"Não sei se foi o jogo de despedida. Ainda nada está decidido", disse o técnico na flash interview da SportTV, dizendo que "não há nada de concreto para dizer" e recusando "alimentar o ruído".
E prossegue: "Quando tiver de o dizer, estarei cá para assumir. Quando tiver certezas de tudo, falarei sobre tudo."
Viktor Gyökeres esquivou-se esta terça-feira à pergunta sobre a saída de Rúben Amorim para o Manchester United.
"Não é sobre mim. Vamos ver o que acontece", respondeu o avançado sueco na flash interview da SportTV no final do Sporting-Nacional.
O Nacional visita o Sporting, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, esta terça-feira, às 20h15, em partida relativa aos quartos de final da Taça da Liga de futebol, com arbitragem de Hélder Carvalho, da associação de Santarém. Será o último jogo de Rúben Amorim no comando técnico dos leões.
Do "e se corre bem?", depois de não acreditar que alguém pagasse a cláusula de rescisão no SC Braga, até ao "vamos ver" sobre a possibilidade de ser bicampeão, passaram-se quatro anos de Rúben Amorim ao comando da equipa principal do Sporting, uma era que acaba esta terça-feira. O treinador português vai para Inglaterra, onde irá orientar o Manchester United, com os leões a confirmarem que os red devils estão dispostos a pagar os dez milhões de euros da cláusula de rescisão.
Foram cinco títulos em 228 jogos (a contar com o Sporting-Nacional desta terça-feira). Aos dois títulos nacionais, em 2020/2021 e 2023/2024, juntam-se duas conquistas da Taça da Liga, em 2020/2021 e 2021/2022, e da Supertaça Cândido de Oliveira de 2021/2022. Faltou a Taça de Portugal, título que Amorim nunca venceu, apesar de ter estado numa final, na época passada, que perdeu para o FC Porto.
Estava convencido de que o Sporting podia ser uma grande surpresa este ano na Liga dos Campeões. Não digo para vencer, mas para ir muito longe... É com bastante pena que vejo Amorim sair
Depois do "caso de sucesso" de Rúben Amorim no Sporting, o ex-futebolista Daniel Carriço antecipa um "grande desafio" para o treinador no campeonato inglês.
"Rúben Amorim acabou por entrar a meio do ano, teve que fazer uma reestruturação e quase uma limpeza à sua imagem (...) e no Manchester United terá de procurar fazer o mesmo. É um grande desafio para Amorim por todo o contexto que vive o United de grande insucesso", diz em declarações à TSF.
Daniel Carriço reconhece ainda que "estas oportunidades não aparecem sempre, acabam por acontecer" e, embora não seja "o ideal" sair a meio da época, os adeptos só têm de agradecer a Rúben Amorim, um dos grandes treinadores que passou pelo clube".
Questionado sobre o possível sucessor de Amorim nos leões, Daniel Carriço apontou o nome de João Pereira, atual treinador da equipa B do Sporting.
Para Sofia Oliveira, a saída de Rúben Amorim "é sensível para a estrutura e jogadores" leoninos. A comentadora TSF acredita mesmo que, ao confirmar-se, "o Sporting perde o grande responsável pela grande capacidade de se aproximar da conquista dos títulos e de um projeto coerente".
"É algo que deixa marcas."
Sofia Oliveira não exclui a possibilidade de o Sporting vencer novamente o campeonato, mas sublinha que "as reticências aumentam".
O Sporting confirmou esta terça-feira, em comunicado enviado à CMVM, que o Manchester United vai pagar os dez milhões de euros da cláusula de rescisão que o treinador tem com os leões. Antes, a TSF tinha confirmado que Amorim estava preparado para dizer o 'sim' aos ingleses.