Ao vencer a Suíça no Estádio da Luz, a seleção nacional conseguiu o apuramento direto para o Mundial2018, garantindo ainda o pleno de participações em grandes provas internacionais no sec. XXI
Corpo do artigo
Portugal venceu a Suíça por 2-0 e conseguiu o apuramento direto para o Campeonato do Mundo de 2018. O campeonato da Europa vai mesmo estar no Mundial!
Será a sétima presença - e a quinta consecutiva - da seleção portuguesa num campeonato do Mundo, completando ainda o pleno de participações em grandes competições internacionais no século XXI.
São já 10 fases finais consecutivas para Portugal, um registo impressionante apenas igualado na Europa por seleções como Alemanha, Itália, Espanha e França.
A última vez que Portugal ficou de fora dos grandes palcos foi no Mundial 1998 - note-se que, comparativamente, em todo o século 20 Portugal somente estivera presente em 4 fases finais.
Especialmente de parabéns está Fernando Santos que passou a ser apenas o segundo selecionador a conseguir dois apuramentos diretos consecutivos, depois de Luiz Felipe Scolari (que levou Portugal ao Mundial-2006 e ao Euro-2008).
Sob o comando de Fernando Santos a seleção nacional só perdeu um jogo nestas duas fases de qualificação, num total de 17 jogos disputados, tendo vencido os outros 16 - um dado absolutamente notável.
Destaque ainda para os 15 golos obtidos por Cristiano Ronaldo neste apuramento, sendo apenas ultrapassado pelo polaco Lewandowski com 16. Uma palavra também para André Silva, que marcou 9 golos na campanha, faturando em sete dos dez jogos que realizou, incluindo nos três últimos.
A propósito de André Silva, este foi um dos dois jogadores utilizados em todos os jogos da qualificação, a par de Rui Patrício, que por sua vez foi o único a cumprir todos os minutos.