"A expectativa é que vamos ganhar." Restaurante em França espera servir "galo à portuguesa"
Em caso de vitória, a festa é garantida em Champlan
Corpo do artigo
A poucas horas para o jogo entre Portugal e França, a TSF viaja até Champlan. Trata-se de uma região perto de Marcoussis, local onde a seleção nacional ficou hospedada e estagiou durante o Euro 2016, e onde, até hoje, os portugueses que lá vivem guardam memórias da conquista do Europeu de futebol contra os franceses. O golo de Éder ditou a conquista do troféu.
Em Champlan, há um restaurante português, o "Churrasqueira Bairrada", que serve dos mais variados pratos portugueses, desde bacalhau ao leitão. Rui Simões é o proprietário do restaurante e, para esta sexta-feira, não tem nenhuma novidade preparada a não ser a vitória da seleção.
"A expectativa é que vamos ganhar, na comunidade falamos muito disso. Há muita incerteza, as duas seleções não fizeram um jogo de grande qualidade", sublinha Rui Simões.
Recordando a festa de 2016, em que Portugal venceu a França na final do Euro de 2016, o emigrante confessa que "é uma pena" que uma das seleções fique já pelo caminho. "Queríamos jogar outra vez com eles na final", afirma.
No "Churrasqueira Bairrada" servem-se especialidades portuguesas, como o bacalhau. "Para hoje não há nada diferente, será uma especialidade portuguesa, a não ser que seja um galo à portuguesa [referência ao galo do emblema francês]."
Na região de Champlan, a festa é garantida caso a seleção nacional consiga vencer o jogo. Até lá, a comunidade portuguesa reúne-se para ver o Portugal-França a contar para os quartos de final do Euro 2024.
