A história do alemão que decidiu aprender português só por causa de Cristiano Ronaldo
Porque não aprender português só porque se gosta de Cristiano Ronaldo? Aos 21 anos, Luca pega nos livros de português para falar a mesma língua do ídolo e consegue-o em seis meses
Corpo do artigo
Luca tem trinta e dois anos, nasceu nas imediações de Hannover, na Alemanha e, nos tempos em que estudava na universidade decidiu que ia fazer uma "loucura" por causa do seu ídolo, Cristiano Ronaldo: dedicar muitas horas do seu tempo de estudante a aprender a falar português só para poder falar a mesma língua do craque.
Pegou nos livros de português, teve aulas de noventa minutos duas vezes por semana e passado meio ano já conseguia conversar na língua portuguesa. "Sou muito fã do Cristiano Ronaldo e ele foi a razão pela qual comecei a estudar português", confessa à TSF, orgulhoso, Luca, explicando que fala português do Brasil porque estudou durante um semestre em Salvador da Bahia, no quarto semestre da universidade.
Ainda assim, a escolha de ir estudar para o Brasil e não para Portugal, tem também uma explicação que gira em torno de… Cristiano Ronaldo: "O semestre de intercâmbio foi em 2014 e eu pensei que no Campeonato do Mundo. Escolhi Salvador da Bahia e fui ao jogo Alemanha - Portugal. Estava com a camisola do Cristiano Ronaldo." Luca torceu por Portugal e, neste Europeu, revela que também vai estar a torcer pela seleção portuguesa (mais concretamente por Cristiano Ronaldo).
Este alemão que fala fluentemente português é fã de Cristiano Ronaldo desde o primórdios da carreira do jogador: "Gostava quando ele driblava muito ao início, cheio de velocidade", conta Luca que, de resto, também aprecia outras qualidades em CR7: "parece uma pessoa simpática. Ri-se muito." Resumindo,"é um atleta extraordinário", remata Luca.
Extraordinário foi também aquele golo que Cristiano Ronaldo marcou à Juventus com um pontapé de bicicleta. Quis o destino e a sorte que Luca estivesse no estádio a assistir a esse momento ao vivo: "Foi um espetáculo", descreve Luca e não tem dúvidas que "como fã de futebol, foi o melhor momento da minha vida".
Luca nunca tinha estado tão próximo de Ronaldo como esteve no treino aberto da seleção portuguesa aqui na Alemanha. Levou vestida uma camisola do craque português, um cachecol de Portugal e ainda uma bandeira da Madeira. Se pudesse estar ainda mais próximo do jogador, dizia-lhe "aprendi português por causa dele e fico muito feliz por agora poder falar com ele. Fico muito grato porque ele é um ídolo perfeito".
Há milhões de fãs de CR7 espalhados pelo mundo, mas poucos dedicam os tempos de universidade a aprender uma língua de propósito só para poder falar a mesma do craque. Entretanto, Luca já visitou a Madeira, terra de Cristiano Ronaldo, também Lisboa e Porto. Guarda um grande carinho pelo povo português.