
Académica garante manutenção
Global Imagens
A Académica garantiu hoje a permanência na Liga, ao vencer por 2-1 em Guimarães, em jogo da 30ª jornada, relegando para o segundo escalão o Feirense, que perdeu com o Gil Vicente (3-1).
Corpo do artigo
Com o título entregue ao FC Porto, a 30ª e última jornada da Liga apenas servia para definir quem a União de Leiria na descida à Liga de Honra.
A Académica, que partia com dois pontos de vantagem, foi vencer ao terreno do Vitória de Guimarães, por 2-1, subiu ao 13º lugar, ultrapassando o Rio Ave, e dizimou as hipóteses de o Feirense se manter.
Diogo Valente, aos 45+1 minutos, e Edinho, aos 81, marcaram os golos dos "estudantes", enquanto Bruno Teles, aos 65, assinou o tento dos vimaranenses, enquanto o Feirense perdia em Barcelos, por 3-1, voltando a não conseguir permanecer mais de uma época entre os "grandes", tal como tinha ocorrido em 1962/63, 1977/78 e 1989/90.
Hugo Vieira deu avanço aos gilistas, ainda na primeira parte, o Feirense empatou logo no reatamento, por Diogo Rosado, mas Zé Luís sentenciou o encontro, com um "bis, aos 76 e 81 minutos.
Em Vila do Conde, o FC Porto, no segundo jogo de "consagração", goleou o Rio Ave, por 5-2, com golos do brasileiro Kléber, que assinou um "hat-trick", do angolano Djalma e do colombiano James Rodriguez. Para os vila-condenses, que com este desaire foram ultrapassados pela "aflita" Académica, marcaram João Tomás, de grande penalidade, e o "portista" Atsu.
O Benfica venceu por 3-1 na deslocação a Setúbal, onde se apresentou com a "missão" de colocar Óscar Cardozo no topo da lista de melhores marcadores, o paraguaio, após várias tentativas, só chegou ao seu 20º golo no último minuto do encontro.
O golo apontado no Bonfim, de onde saiu lesionado, valeu a Cardozo o título de melhor marcador da prova, repetindo o êxito de 2009/10, apesar de Lima ter assinado um golo na derrota bracarense, por 3-2, no terreno do Sporting, uma vez que o paraguaio conta menos minutos disputados.
Na visita a Setúbal, os "encarnados" até começaram a perder, com um golo do sadino Rafael Lopes, mas o brasileiro Bruno César concretizou a reviravolta para a formação de Jorge Jesus.
Em Alvalade, no jogo de encerramento da edição de 2011/12 da Liga, que nada poderia alterar na classificação, o holandês Ricky van Wolkswinkel assinou um "hat-trick" no triunfo do Sporting, quarto classificado, na receção ao Sporting de Braga, terceiro, que marcou por Hélder Barbosa e Lima.
Nos restantes jogos, a despromovida União de Leiria despediu-se da Liga com uma derrota na receção ao Nacional (3-2), o Marítimo empatou na receção ao Paços de Ferreira (1-1) e o Beira-Mar foi batido em Aveiro pelo Olhanense (2-1).