"Adiamento dos Jogos Olímpicos foi perfeito para mim. Estava com muita pressão"
O campeão mundial de judo, Jorge Fonseca, revela à TSF que está a preparar-se muito bem para os próximos Jogos e admite que foi dos poucos atletas que beneficiou com o adiamento da prova
Corpo do artigo
Seis meses depois de se terem registado os dois primeiros casos de Covid-19 em Portugal procuram-se novas rotinas. Um dos exemplos dessa procura é o desporto de alta competição. O português Jorge Fonseca, campeão mundial de judo, que há um meses foi apanhado pela doença, já voltou aos treinos, mas com rotinas bem diferentes.
Jorge Fonseca faz testes à Covid 19 todos os meses. Aliás, assim que atendeu a chamada da TSF, o judoca tinha acabado de fazer um teste: "Só sai o resultado mais tarde. Daqui a umas horas. Por estarmos na federação temos de estar sempre a fazer. Fazemos de 15 em 15 dias", confessa o judoca, em entrevista à TSF, relembrando ainda que foi um dos atletas que foi infetado pela Covid-19: "O bicho apanhou-me. Não desejo este vírus a ninguém. Comigo está tudo bem, não sofri nenhuns danos, só não gostei de apanhar o vírus, mas, de resto, está tudo perfeito."
O campeão do mundo de judo esteve quatro meses parado, sem treinar, mas, entretanto, já está de volta ao ativo. Jorge Fonseca encara este recomeço de forma muito positiva: "Os meus dias têm sido perfeitos. Treino duas horas e meia de manhã e à tarde. Todos os dias. Está a ser perfeito. A situação da Covid-19 não foi fácil, está a ser um pouco difícil recomeçar os treinos, mas acredito que daqui uns meses já vou estar num pico de forma elevado."
Os judocas estão todos juntos, isolados, a estagiar em Coimbra. Uma situação diferente, mas que tem vantagens, considera o atleta português: "Não mudou quase nada, a diferença é que agora estamos mais concentrados. Estamos todos a trabalhar para os mesmos objetivos. Como estamos concentrados aqui em Coimbra, sinto que estamos mais concentrados do que, por exemplo, o ano passado. Por isso, posso dizer que as coisas estão a melhorar."
Jorge Fonseca já está a pensar nos Jogos Olímpicos, em 2021. Se tivesse havido Jogos este ano, o judoca iria como campeão mundial, mas teve que esperar mais um ano... Ainda assim, sente que foi dos poucos atletas que ganhou com o adiamento: "Para mim foi bom porque estava com muita pressão. Sentia que, indo como campeão do mundo, teria que chegar aos Jogos e fazer o melhor resultado. Então, o adiamento dos Jogos foi perfeito para mim."
Campeão do mundo há cerca de um ano, Jorge Fonseca diz que todos os dias, ainda "vive intensamente" aquele momento e recorda "com muito orgulho" o feito que conseguiu para o judo português.