Águia levantou do último lugar do pódio e pousou na liderança: Benfica vence Estoril. Veja os golos
Pavlidis deu a vantagem à equipa da Luz na primeira parte e Amdouni confirmou a vitória já no segundo tempo com um bis
Corpo do artigo
Não foi o trenó do Pai Natal, mas foi a águia que sobrevoou os céus de meia Europa só para aterrar na liderança do campeonato. O Benfica venceu esta segunda-feira o Estoril por 3-0, na 14.ª jornada da I Liga, ultrapassou o Sporting e o FC Porto e vai passar o Natal no topo da classificação.
Com menos dois pontos do que os rivais, que partilhavam a liderança antes desta partida, o Benfica não teve uma partida brilhante, mas aproveitou a inspiração de Pavlidis para abrir o marcador e a insistência de Amdouni para o fechar com um bis.
Os primeiros a tentarem o golo foram os forasteiros. Logo nos primeiros minutos, João Carvalho, com muito espaço no meio, rematou de longe para uma boa defesa de Trubin.
Aos 18 minutos, num canto, Aktürkoglu desviou para o segundo poste e Pavlidis acertou em cheio no ferro. No lance seguinte, Fabricío ganhou a linha de fundo e cruzou rasteiro para o desvio de Marqués ao lado da baliza benfiquista.
E foi mesmo o grego a abrir o marcador. Com 28 minutos de jogo, Pavlidis recebeu a bola em zona frontal e rematou de fora da área para o fundo da baliza defendida por Joel Robles.
No arranque do segundo tempo, Fabrício arrancou desde a linha de meio-campo, foi mais rápido do que Tomás Araújo e caiu na área, em disputa com o central português, com o árbitro a assinalar grande penalidade. No entanto, a decisão foi revertida após revisão no VAR.
E o Benfica tranquilizou-se aos 73 minutos. Di María combinou bem com Amdouni e cruzou para o desvio de Aktürkoglu, defendido por Joel Robles, mas, na recarga, Amdouni fez o 2-0.
Já em período de compensação, Amdouni, ao segundo poste, correspondeu da melhor forma a um canto da direita e fez o terceiro golo do Benfica.
Logo a seguir, o árbitro deu a partida por terminada, com o Benfica a ascender à liderança do campeonato, com mais um ponto do que Sporting e FC Porto, e na semana anterior à visita a Alvalade para o campeonato.
Onze do Benfica: Trubin, Bah, António Silva, Tomás Araújo, Álvaro Carreras, Aursnes, Kökçü, Beste, Di María, Aktürkoglu e Pavlidis.
Onze do Estoril: Joel Robles, Vagner Pina, Boma, Pedro Álvaro, Bacher, Hlsgrove, Zanocelo, João Carvalho, Hélder Costa, Fabrício e Alejandro Marqués.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Amdouni, Arthur Cabral, Leandro Barreiro, Shjelderup, Kaboré, Otamendi, Rollheiser e Florentino.
Suplentes do Estoril: Kevin Chamorro, Mangala, Jandro Orellana, Begraoui, Gonçalo Costa, André, Pedro Carvalho, Foe Oanda e Salazar.