Com esta vitória, o Benfica assumiu provisoriamente a liderança do campeonato, com 75 pontos, mais três do que o Sporting, que joga ainda este domingo em casa do Boavista
Corpo do artigo
O Benfica goleou este domingo na receção ao AVS 6-0, em jogo da 31.ª jornada da I Liga de futebol, ficando provisoriamente no primeiro lugar e a aguardar pelo que faz o Sporting em casa do Boavista.
Antes no apito inicial, é feito um minuto de silêncio em homenagem ao Papa Francisco, que morreu aos 88 anos. Adeptos aplaudem o legado do chefe da Igreja Católica, assumido apaixonado por futebol.
Di María, Renato Sanches, Manu Silva e Alezander Bah são as grandes ausências encarnadas da noite. Já pelo AVS, Lucas Moura, Jaume Grau, Lucas Fernandes, Gerson Rodrigues e Rafael Rodrigues são as baixas para este duelo.
O primeiro golo saiu dos pés de Aktürkoglu, aos 4 minutos, após Carreras ter isolado Dahl pela esquerda. Mas acabou por ser anulado por um fora de jogo de oito centímetros de Dahl.
O jovem defesa do Benfica Tomás Araújo dispara o seu primeiro golo da temporada aos oito minutos, na recarga a um cabeceamento inicial de António Silva.
Os primeiros 15 minutos são marcados pelo domínio dos encarnados e por uma linha defensiva do AVS muito subida, que tem aberto espaço ao Benfica.
Ochoa defende remate de Pavlidis com as pernas, de forma pouco ortodoxa.
Canto à direita para Samuel Dahl: cheira a segundo golo. E assim foi. Pavlidis solto aparece aos 23 minutos para a conclusão e remata para o fundo das redes, com assistência de Dahl.
Cada tiro, cada melro: aos 26 minutos, Zeki Amdouni, depois de um grande passe de Dahl na área, dribla e atira para a baliza de Ochoa. A defesa do AVS está com buracos por todo o lado e revela-se imponente perante a equipa vermelha e branca que não tira o pé do acelerador para procurar um lugar isolado na liderança da I Liga.
Fernando Fonseca vê o cartão amarelo aos 32 minutos após uma entrada muito dura sobre Aktürkoglu: a bancada dos vermelhos e brancos assobia em desaprovação. Kokçu e Zé Luís envolvidos em pequena confusão, após um lance fortíssimo do primeiro.
Pontapé de canto à direita para a equipa do Benfica, que têm saído de maneira curta. Está a chegar a goleada aos 40 minutos. Aktürkoğlu faz o quarto golo e amplia a vantagem das águias.
Aos 53 minutos, assinalado pontapé de canto a favor dos encarnados. Pavlidis falhou o cabeceamento ao centro de Dahl e a defesa aliviou para fora.
Carlos Macedo sai com poucos amigos da Luz: assobiadela para o árbitro aquando o intervalo.
Arranca a segunda parte com alterações à equipa do AVS: entra Lucas Piazón e sai Baptiste Roux; já Fernando Fonseca dá a vez a Tomás Tavares. Também a disposição tática muda para 4-3-3.
O quinto do Benfica: Andrea Belotti agarra a bola no meio campo e com um toque subtil consegue disparar para o fundo das redes do AVS, desviando a bola de Ochoa.
O capitão dos vermelhos e brancos, Otamendi, concluiu a meia dúzia.
Com esta vitória, o Benfica assumiu provisoriamente a liderança do campeonato, com 75 pontos, mais três do que o Sporting, que joga ainda este domingo em casa do Boavista, enquanto o AVS ocupa o 16.º lugar, em posição de play-off de manutenção, com 24 pontos, a cinco do Estrela da Amadora, primeira equipa em situação de manutenção direta, e mais três do que Farense e Boavista, equipas em zona de descida direta.
Onze do Benfica: Trubin; Tomás Araújo, António Silva, Otamendi e Álvaro Carreras; Aursnes, Kökçü, Aktürkoglu, Amdouni, Dahl e Pavlidis;
Onze do AVS: Guillermo Ochoa; Cristian Devenish, Jorge Teixeira e Baptiste Roux; Fernando Fonseca, Gustavo Mendonça, Gustavo Assunção e Kiki Afonso; John Mercado, Babatunde Akinsola e Zé Luís;
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Arthur Cabral, Leandro Barreiro, Andrea Belotti, Schjelderup, Prestianni, Bruma, Nuno Félix e Bajrami;
Suplentes do AVS: Pedro Trigueira, Vasco Lopes, Lucas Piazon, Nenê, Tiago Hernandes, Rodrigo Ribeiro, Tomás Tavares, Eric Veiga e Aderllan Santos.
