Águias esmagadas no Dragão. FC Porto goleia Benfica e Sporting regressa à liderança
O Benfica perdeu por 5-0 e falhou a defesa da liderança. Veja os golos.
Corpo do artigo
O FC Porto goleou este domingo o Benfica por 5-0, num jogo da 24.ª jornada da I Liga, ficando a seis pontos dos encarnados, que perderam o primeiro lugar para o Sporting.
O primeiro golo do jogo surgiu aos 20 minutos na sequência de um canto na direita. Morato tocou de cabeça para trás, o guarda-redes Trubin saiu em falso e Galeno, ao segundo poste, encostou para o fundo das redes.
A um minuto do intervalo Galeno bisou. João Mário investiu pela direita, Otamendi deslizou para evitar que o passe entrasse nas suas costas, mas a bola ficou com Francisco Conceição. O extremo encarou Otamendi, cruzou puxado ao segundo poste. Evanilson apareceu para tocar primeiro e Galeno desviou para o fundo da baliza.
Já na segunda parte, o 3-0 teve o mesmo protagonista: Galeno. O jogador recebeu na esquerda e cruzou atrasado para a entrada da área onde Wendell rematou com a bola a desviar em Florentino e a seguir para o fundo das redes.
Sete minutos após este terceiro golo, Otamendi foi expulso. Viu o segundo amarelo por falta sobre Pepê.
A 15 minutos dos 90', Nico González faz um passe a rasgar para Pêpê, que remata para o fundo das redes de Trubin. O guarda-redes foi mal batido. A bola entrou entre o guarda-redes e o poste.
Com esta vitória, o FC Porto manteve-se isolado no terceiro lugar, agora com 52 pontos, ficando a seis do segundo lugar ocupado pelo Benfica, que, com este desaire, cedeu o primeiro lugar ao Sporting, comandante com 59 pontos, mais um do que os seus rivais lisboetas e ainda com um encontro por disputar.
A primeira oportunidade de golo surgiu aos 2 minutos e foi para o FC Porto. Três minutos depois, Wendell faz falta sobre Di María. Ambas as equipas estão a defender com pressão alta dos dois lados. Aos 10 minutos, Galeno faz um remate forte, mas a bola sofre um desvio e vai para canto. Os dragões têm mais bola.
Com o FC Porto completamente a dormir, Di María colocou a bola em Tengstedt, mas o remate sai desenquadrado. Foi a melhor oportunidade de jogo do Benfica até agora. Na jogada a seguir, aos 14 minutos, são os dragões quem ficam perto do golo. Seria Galeno.
Aos 20 minutos, marca o FC Porto e está desfeito o nulo no clássico. Na sequência de um canto tenso, na direita, de Francisco Conceição, Morato desvia nas alturas, no meio da confusão. A bola acaba por cair para o segundo poste onde Galeno estava completamente solto de marcação e remata à meia volta, em queda e de pé direito para o fundo da baliza encarnada.
Quatro minutos depois, novamente Francisco Conceição a fazer magia. Remata com perigo, mas Trubin defende para canto. Logo a seguir é a vez de Pepe rematar à figura do guarda-redes do Benfica. O FC Porto está mais intenso e ligado ao jogo enquanto o Benfica tenta congelar um pouco a bola para que os dragões diminuam a pressão.
Morato trava Francisco Conceição em falta e é penalizado com um cartão amarelo. Aos 33 minutos, Rafa faz um belíssimo remate, quase de primeira, mas Diogo Costa faz uma defesa eficaz e evita o golo do empate. Três minutos depois, um belo trabalho de Galeno e Pepê quase chega à bola, mas Trubin agarra.
Aos 37 minutos, novo cruzamento de Francisco Conceição, mas Trubin agarra. Três minutos depois, a partida é interrompida. Francisco Conceição está caído no relvado, com dores. Nesta fase o Benfica parece ter conseguido equilibrar mais o jogo. Sete minutos depois, cai mais uma bola no segundo poste, Galeno não falha e faz o 2-0. Pede-se uma mão de um jogador do FC Porto, mas o árbitro confirma o golo. Explosão de alegria no Dragão. Está um verdadeiro vulcão.
O árbitro dá dois minutos de compensação. Intervalo!
Recomeçou o jogo no Dragão.
Aos 10 minutos da segunda parte, Di María não desce para defender e Aursnes fechou ao meio, mas Galeno tirou um cruzamento atrasado e Wendell apareceu a rematar rasteiro ao poste esquerdo de Trubin. Está feito o 3-0.
Aos 60 minutos, o Benfica fica reduzido a 10 jogadores. Otamendi é expulso depois de fazer uma falta em desespero. Muitos adeptos do FC Porto acenam e dizem adeus ao argentino. As águias estão ainda em piores lençóis.
Quinze minutos depois da expulsão de Otamendi, o FC Porto faz o 4-0. Pepê entra na área, domina a bola e remata fortíssimo. Um grande lance de Nico González que terminou com grande eficácia de Pepê.
A quatro minutos dos 90', Sérgio Conceição pede apoio aos adeptos do FC Porto quando no Dragão se ouve "Eu amo o Benfica". Já no primeiro minuto de descontos, Dany Namaso faz o quinto. Uma mão cheia de golos para os dragões.
Termina o jogo.
Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Otávio e Wendell; Alan Varela e Nico González; Francisco Conceição, Pepê, Galeno e Evanilson.
Onze do Benfica: Trubin; Aursnes, António Silva, Otamendi e Morato; João Neves, João Mário e Kökcü; Di María, Rafa e Tengstedt.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos; Fábio Cardoso, Eustáquio, Marko Grujic, Jorge Sánchez, Iván Jaime, Dany Namaso, Gonçalo Borges e Toni Martínez.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares; Álvaro Carreras, Neres, Arthur Cabral, Rollheiser, Marcos Leonardo, Tomás Araújo, Tiago Gouveia e Florentino.