Aktürkoglu não mudou de lado e a águia agradece. Benfica vence Fenerbahçe e avança para a Champions
Veja o golo. O turco das águias foi muitas vezes apontado ao Fenerbahçe durante o mercado de transferências, mas acabou a eliminá-lo da Liga dos Campeões
Corpo do artigo
Uma das novelas do mercado foi a eventual saída de Aktürkoglu para o Fenerbahçe. Não aconteceu, pelo menos para já, mas acabou por render milhões às águias na mesma. O Benfica venceu esta quarta-feira a equipa de José Mourinho por 1-0, na segunda mão do play-off, e garantiu a presença na fase de liga da Liga dos Campeões.
Depois do 0-0 em Istambul, custou para que as águias abrissem o marcador, depois de dois golos anulados, mas Aktürkoglu deu a vitória ao Benfica ainda na primeira parte.
Em comparação com o jogo de há uma semana, Bruno Lage apresentou apenas uma alteração no onze, com Leandro Barreiro a assumir o lugar de Florentino, que foi expulso em Istambul. Na equipa turca, José Mourinho repetiu nove titulares e introduziu Livakovic na baliza e Anderson Talisca na frente de ataque.
Aos três minutos, as águias estiveram muito perto de abrir o marcador. Aursnes recuperou em zona subida, deu para Pavlidis e o grego assistiu Leandro Barreiro ao segundo poste, mas Livakovic encheu a baliza para impedir que o marcador mexesse.
O Benfica estava melhor e marcou mesmo aos 12 minutos. Canto batido à direita, António Silva desviou no coração da área e Pavlidis, ao segundo poste, atirou para o fundo da baliza turca. José Mourinho e os jogadores do Fenerbahçe reclamaram muito por causa de uma posição irregular de Leandro Barreiro, que se embrulhou no lance com Nélson Semedo e Pavlidis, com o VAR a chamar o árbitro ao monitor e o lance acabou por ser invalidado.
Na sequência do lance, Nélson Semedo teve de sair por lesão, tendo entrado Söyüncü.
Aos 23 minutos, as águias tiveram novo golo anulado. A partir de um livre à esquerda, a bola foi colocada ao segundo poste e Barreiro cabeceou para o fundo da baliza de Livakovic, mas o árbitro assinalou falta do internacional luxemburguês.
As águias seguiam mais perigosas na busca do golo, mas sem sucesso, enquanto os turcos não conseguiam assustar Trubin.
E o golo aconteceu, desta foi de vez, aos 35 minutos, Numa jogada confusa de ataque rápido, a bola sobrou para Aursnes à direita que tentou o cruzamento sem sucesso, mas a bola sobrou para Leandro Barreiro que serviu Aktürkoglu para o 1-0.
O jogo chegou ao intervalo com as águias na frente do marcador e por cima no jogo.
Já na segunda parte, o Benfica voltou a criar perigo, num lance muito semelhante ao do primeiro golo anulado. Canto batido do lado direito e António Silva cabeceou para defesa de Livakovic.
Aos 65 minutos, Mourinho arriscou e tirou Mert Muldur e Archie Brown e colocou Oguz Aydin e John Durán em campo.
A primeira vez que os turcos criaram perigo foi aos 72 minutos. Ataque rápido da esquerda para a direita, Aydin cruzou da direita e En-Nesyri cabeceou à trave da baliza de Trubin. No lance seguinte, o cruzamento foi da esquerda e Talisca atirou por cima de cabeça.
Já aos 82 minutos, quando os turcos procuravam desesperadamente o empate, tiveram mais um revés. Talisca, com a bola controlada, acertou com o braço na cara de Enzo Barrenechea e viu o segundo cartão amarelo, acabando expulso.
Até ao final, as águias evitaram todas as tentativas do Fenerbahçe chegar à baliza e o jogo terminou com a vitória da equipa da casa. O Benfica vai assim estar no sorteio desta quinta-feira. Já a equipa de José Mourinho cai para a Liga Europa, onde poderá encontrar o FC Porto e muito provavelmente o SC Braga.
Onze do Benfica: Trubin, Amar Dedic, António Silva, Otamendi, Samuel Dahl, Enzo Barrenechea, Richard Ríos, Leandro Barreiro, Aursnes, Aktürkoglu e Pavlidis.
Onze do Fenerbahçe: Livakovic, Nélson Semedo, Mert Muldur, Milan Skriniar, Jayden Oosterwolde, Archie Brown, Sofyan Amrabat, Sebastian Szymanski, Fred, Talisca e Youssef En-Nesyri.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Obrador, Ivanovic, Schjelderup, Prestianni, Henrique Araújo, Tomás Araújo, Tiago Gouveia, Gonçalo Oliveira, João Veloso, Leandro Santos e Diogo Prioste.
Suplentes de Fenerbahçe: Ifran Can Egribayat, Çaglar Söyüncü, Ismail Yuksek, Djiku, John Durán, Yigit Efe Demir, Ifran Can Khaveci, Cengiz Ünder, Mercan, Bartug Elmaz, Oguz Aydin e Yusuf Akçiçek.