A Alemanha praticamente garantiu a qualificação para os quartos de final do Euro 2012, ao vencer a Holanda por 2-1. Apesar da segunda derrota na prova, a Holanda ainda não está eliminada.
Corpo do artigo
A Alemanha somou, esta quarta-feira, a sua segunda vitória no Grupo B do Euro 2012, ao vencer a Holanda por 2-1, resultado que, contudo, ainda não coloca a formação orientada por Joachim Low nos quartos de final da prova.
A equipa alemã adiantou-se no marcador aos 24 minutos com um tento de Mario Gomez que aproveitou bem um excelente passe de Schweinsteiger e o facto de a defesa holandesa ainda estar a recuperar posições.
Aos 37 minutos, a Alemanha esteve perto de marcar quando o central Badstuber cabeceou à figura de Stekelenburg, com a Alemanha a chegar mesmo ao golo, um minuto depois, novamente por Mario Gomez.
O avançado alemão marcou assim o seu terceiro tento na prova e igualou o russo Dzagoev na liderança dos melhores marcadores do Euro 2012.
Con van der Vaart e Huntelaar em campo, a Holanda voltou a ver a equipa alemã a estar perto do golo, mas o central Hummels, aos 51 minutos, viu, por duas vezes, Stekelenburg negar-lhe o golo.
A 17 minutos do final do tempo regulamentar, a Holanda reduziu por van Persie, contudo, a formação orientada por van Marwijk não conseguiu até final evitar a sua segunda derrota na competição, insucesso que ainda não afasta os holandeses em definitivo do Euro 2012.
Sob a arbitragem de Jonas Erikson, da Suécia, no Estádio Metalist, Em Kharkiv, na Ucrânia, com a assistência de 37750 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Holanda: Stekelenburg; van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Willems; Robben (Kuyt, 83), van Bommel (van der Vaart, 46), Sneijder, Nigel de Jong e Afellay (Huntelaar, 46); Van Persie.
Alemanha: Neuer; Boateng, Hummels, Badstuber e Lahm; Müller (Lars Bender, 92'), Khedira, Özil (Kroos, 81), Schweinsteiger e Podolski; Gomez (Klose, 72).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Nigel de Jong (80), Boateng (87) e Willems (91).