A Dinamarca e a Alemanha garantiram hoje o apuramento para as meias-finais do Europeu de futebol de sub-21, depois de os nórdicos terem vencido (2-0) a Sérvia e a Alemanha ter empatado (1-1) frente à República Checa.
Corpo do artigo
Em Praga, a Dinamarca confirmou o primeiro lugar do grupo A, ao derrotar na derradeira jornada uma seleção sérvia que foi uma das surpresas da fase de qualificação, ao eliminar nos play-offs a bicampeã Espanha.
Ainda assim, o torneio não correu de feição à equipa dos Balcãs, que apenas somou um ponto na competição e foi última classificada do grupo.
Rasmus Falk, aos 21 minutos, e Viktor Fischer, aos 47, fizeram os golos que garantiram a vitória no agrupamento aos nórdicos, que somaram seis pontos.
No outro jogo do grupo, também disputado na capital checa, a Alemanha 'sofreu' para garantir o apuramento para as "meias". Aos 55 minutos, o médio Nico Schulz adiantou os germânicos, mas, aos 66, Ladislav Krejci fez o golo para a equipa checa, que deixava os anfitriãos a um golo das meias-finais da prova.
Ainda assim, e apesar da pressão, foi a Alemanha a estar mais perto do golo da vitória, que acabou por não acontecer.
Além das meias-finais do Europeu, Dinamarca e Alemanha garantiram também o apuramento para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, sendo que a Republica Checa, terceira classificada do grupo, pode ainda sonhar com uma vaga olímpica.
Para isso, terá de esperar que a Inglaterra consiga apurar-se para as meias-finais, o que acontecer abriria uma vaga que seria ocupada pelo vencedor do jogo entre o terceiro classificado dos grupos A e B.
Na quarta-feira, decidem-se os outros dois semi-finalistas da prova, com a jornada decisiva do grupo B a opor Portugal à Suécia e a Itália à Inglaterra.