
Podolski a celebrar
Epa
A Alemanha fez cumprir, este domingo, a tradição ao vencer a equipa polaca por 2-0 no Grupo B do Euro2008, com dois golos de Podolski, natural da Polónia. Com esta vitória, a Alemanha quebrou um jejum de vitórias num Europeu de 12 anos.
Corpo do artigo
A Alemanha fez cumprir, este domingo, o favoritismo e tradição ao vencer a vizinha Polónia por duas bolas a zero no Grupo B do Euro2008, com dois golos de Podolski, que apesar de ter nascido na Polónia, vive na Alemanha desde criança.
Durante a partida, os alemães mostraram ser sempre mais fortes e objectivos, melhor organizados e com um pragmatismo que lhes permitiu explorar de forma exemplar as falhas que provocaram na estrutura contrária.
A equipa de Joachim Low podia ter inaugurado o marcador logo ao quarto minuto, quando Ballack isolou Klose que, perante a saída do guarda-redes, endossou a Mário Gómez, mas este falhou por centímetros a emenda para a baliza deserta.
Aos 20 minutos, a Alemanha adiantou-se finalmente no marcador, num lance em que Gómez libertou Klose e este cruzou para a entrada do liberto Podolski, que, respeitando o país de nascença, não festejou o tento.
Numa segunda parte mais fraca, e em que os alemães procuraram gerir a vantagem adquirida, a equipa germânica acabou por fazer valer a sua maior experiência e, aproveitando nova falha da defesa adversária, a bola sobrou para o remate imparável de Podolski, que ampliou a contagem.
Com esta vitória, a tricampeã europeia cumpriu o 12º triunfo em 16 jogos com a Polónia, estreante em europeus, e quebrou um jejum de vitórias em jogos do campeonato da Europa, que durava desde a final do Inglaterra96.