
Philipp Lahm a marcar o último golo do jogo
Epa
A Alemanha é a primeira selecção finalista do Euro2008, depois de esta quarta-feira ter derrotado a Turquia por 3-2. Num encontro marcado pelos últimos dez minutos, os alemães deram a volta e acabaram por garantir a vitória já em cima dos 90 minutos.
Corpo do artigo
A Alemanha cumpriu, esta quarta-feira, as expectativas e assegurou a presença na final do Euro2008 em futebol, ao derrotar nas meias-finais da prova a Turquia, que esteve perto de fazer novamente história.
Apesar do favoritismo, a equipa alemã entrou mal na partida e permitiu aos turcos tomar conta do jogo e ser os primeiros a marcar, num lance em que Kazim Kazim rematou à barra, após cruzamento de Sabri Sarioglu, sendo que Ugur Boral, na recarga, não perdoou e adiantou a sua selecção no marcador, aos 22 minutos.
Ainda que continuando ao mesmo ritmo, a Alemanha igualou quatro minutos depois, num lance em que Podolski desceu pela esquerda e cruzou rasteiro para Schweinsteiger, que se limitou a desviar para o fundo das redes contrárias.
Até ao intervalo, a selecção turca continuou melhor e teve mais oportunidades, dominando claramente uma selecção alemã apática e recuada no terreno.
No entanto, aos 79 minutos, Klose correspondeu bem de cabeça a um cruzamento de Lahm, num lance em que o guarda-redes Rustu também não ficou isento de culpas, com uma saída em falso.
A Turquia não se deu por vencida e, aos 86 minutos, Senturk desviou à boca da baliza um passe de Sabri Sarioglu, que tinha se desembaraçado de Lahm.
Com a disputa do prolongamento a ganhar novamente forma, Lahm entra para a história do jogo, ao anotar, já em cima dos 90 minutos, o golo da vitória da sua equipa, num rápido lance de ataque e em que efectua uma tabelinha perfeita com Hitzlsperger.
A Alemanha vai assim disputar domingo a sua sexta final em europeus e tentar conquistar o quarto título, depois das vitórias em 1972, 1980 e 1996.
No Estádio St. Jakobs, em Basileia, perante cerca de 39 mil pessoas, as equipas alinharam da seguinte forma:
Alemanha: Lehmann, Friedrich, Mertesacker, Metzelder, Lahm, Hitzlsperger, Rolfes (Frings, 46), Schweinsteiger, Ballack, Podolski e Klose (Jansen, 92)
Suplentes: Enke, Adler, Jansen, Fritz, Westermann, Frings, Gómez, Neuville, Trochowski, Borowski, Odonkor e Kuranyi.
Turquia: Rustu Reçber, Hakan Balta, Gokhan Zan, Mehmet Topal, Mehmet Aurélio, Semih Senturk, Ugur Boral (Gokdenis Karadeniz, 84), Kazim Kazim (Tumer Metin, 92), Ayhan Akman (Mevlut Erdinç, 81), Sabri Sarioglu e Hamit Altintop.
Suplentes: Tolga Zengin, Servet Çetin, Emre Belozoglu, Gokdenis Karadeniz, Tumer Metin, Emre Gungor e Mevlut Erdinç.
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Semih Senturk (53) e Sabri Sarioglu (94).