A controvérsia gerada pela conversa entre Donald Sterling, dono dos L.A. Clippers, e a namorada saiu dos pavilhões da NBA e chegou até à Casa Branca.
Corpo do artigo
«Quando um ignorante fala para demonstrar a sua ignorância, não podemos fazer nada, só deixá-lo falar. Tenho confiança na direção da NBA. Adam Silver é um homem bom e resolverá isto», disse o presidente norte-americano Barack Obama. "
[youtube:PKZF6vldV_s]
Também o antigo jogador Magic Johnson reagiu através do Twitter dizendo que sentia pena dos amigos Chris Paul, jogador dos Clippers, e Doc Rivers, o treinador da equipa, por serem obrigados a trabalhar com Sterling.
Doc Rivers também reagiu aos comentários e não parece ter ficado completamente surpreso com o teor da conversa. «Não sei se estou surpreendido ou não, mas obviamente ninguém na equipa gostou de ouvir aquilo».
Os Clippers chegaram a colocar a hipótese de boicotar o jogo de play-off com os Golden State Warriors mas o treinador recusou tal forma de protesto.
«A melhor resposta que podemos dar como homens, não como homens negros, mas como homens, é ficarmos juntos e mostrar quão fortes somos como grupo. Não escapar. Não desistir. É fácil protestar. O protesto estará no nosso jogo.»
A equipa acabou por perder no jogo em Oklahoma mas antes do início da partida tiraram a camisola do clube como forma simbólica de protesto.
[youtube:Wsk2kYUGMXo]
Lebron James, a maior estrela da NBA, não poupou nas críticas a Don Sterling e pediu, caso se confirme a veracidade das declarações, o afastamento do dono do L.A. Clippers.
«Se as notícias são verdadeiras é inaceitável que isso acontece na nossa liga. Não importa se és branco, negro ou hispânico. Não há espaço para Donald Sterling na NBA. Se o dono da equipa onde jogo dissesse isto teria de falar com os meus colegas e com a minha família para decidir se continuava. Acredito na NBA e espero que alguma coisa seja feita o mais rápido possível», disse o jogador dos Miami Heat.