"Análise de risco." Decisão sobre campeonatos de futebol é das autoridades de saúde
O presidente da FPF esteve reunido, esta terça-feira, com o primeiro-ministro e com os líderes do FC Porto, Benfica e Sporting. Conclusão pode ser conhecida na quinta-feira.
Corpo do artigo
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, afirmou esta terça-feira que a decisão sobre os campeonatos vai passar sempre por uma "análise de risco", a qual será feita pelas autoridades de saúde, na sequência da pandemia de Covid-19 que levou à suspensão das provas desportivas.
Qualquer decisão tem de ser tomada com prudência.
O líder da FPF disse também que a decisão sobre as provas do futebol português poderá, no entanto, ser conhecida já nesta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros.
Fernando Gomes esteve reunido, esta tarde, durante mais de duas horas em São Bento, em Lisboa, com o primeiro-ministro, António Costa, e com os presidentes Pinto da Costa (FC Porto), Luís Filipe Vieira (Benfica) e Frederico Varandas (Sporting) - que não prestaram declarações no final do encontro, assim como o responsável máximo da Liga de Clubes, Pedro Proença, que também esteve presente.
"Temos de minimizar o risco"
Fernando Gomes indicou igualmente que a FPF vai ter, contudo, um papel importante na avaliação do regresso dos campeonatos, acrescentando: "Qualquer decisão tem de ser tomada com prudência, tendo em conta que o vírus é desconhecido. Temos de minimizar o risco."
A FPF já tinha anunciado o fim das ligas não-profissionais. Questionado sobre o assunto, Fernando Gomes considerou que há uma diferença significativa entre as competições amadoras e as profissionais.
Para Fernando Gomes, a evolução do novo coronavírus em Portugal dá esperança para o regresso ainda este ano das provas que estão suspensas, mas o presidente da FPF sublinhou que "acima de tudo interessa a saúde de atletas, treinadores e pessoas à volta do futebol".
Após a suspensão em resultado da pandemia de Covid-19, vários países já anunciaram posteriormente o fim dos campeonatos de futebol, como é o caso da Holanda e de França.
12125166