O FC Porto venceu hoje o Sporting por 33-21 e deu mais um passo rumo à revalidação do título português de andebol, em jogo da quinta jornada da fase final do campeonato nacional, no Casal Vistoso, em Lisboa.
Corpo do artigo
Apesar de ainda faltarem cinco jornadas para o final da competição, das quais se destaca a deslocação à Luz, o FC Porto (45) aumentou para seis os pontos de vantagem sobre o segundo classificado, agora o Benfica (39), que sábado bateu por 38-25 o Madeira SAD, agora terceiro (38).
O Sporting, que mantém o quarto posto, com os mesmos 36 pontos, até entrou melhor e, aos 10 minutos, vencia por dois golos (6-4), mas, à passagem do quarto de hora, o FC Porto assumiu a liderança no marcador e chegou ao intervalo já a vencer por 15-11.
Os comandados de Branislav Pokrajac sentiram dificuldades para travar a grande velocidade com que os "dragões" partiam para o contra-ataque e não conseguiram aproveitar a superioridade numérica aquando das exclusões de Gilberto Duarte, Daymaro Salina e Wilson Davies, vendo ainda os postes "defenderem" tantas ocasiões de golo (duas) como Hugo Figueira no primeiro tempo.
Na segunda parte, os campeões nacionais, orientados por Ljubomir Obradovic, mantiveram o ímpeto da primeira meia hora e foram aumentando a diferença, que, aos 56 minutos, se cifrava em 15 golos (33-18).
Uma forte estocada que os "leões" não conseguiram anular até ao final, apesar das tentativas de Rui Silva, João Pinto, Fábio Magalhães e Daniel Muresan. Do outro lado, estava um Dario Andrade "endiabrado", que só na segunda parte marcou cinco golos.