Veja o golo. Vimaranenses receberam e venceram o Sporting por 1-0. Tozé foi o homem do jogo para a TSF, Renan com menção honrosa.
Corpo do artigo
Coube à Cidade Berço receber o último encontro do campeonato neste ano de 2018, com um jogo entre Sporting e Vitória de Guimarães. De um lado, uma equipa que marcou 30 golos em sete jogos, do outro uma equipa que não perdia há 11 (agora 12) jogos oficiais. A noite prometia no D. Afonso Henriques e não desiludiu: o Sporting perdeu e, consequentemente, acabou o estado de graça de Marcel Keizer.
Em Guimarães, ainda antes do início da partida, já havia goleada nas bancadas. Com o estádio D. Afonso Henriques repleto de adeptos vitorianos, as equipas entraram em campo com as bancadas aos saltos e sob um coro de vozes de apoio ao Vitória local.
TSF\audio\2018\12\noticias\23\filme_do_jogo_v_guimaraes_vs_scp
Em campo, as equipas passaram os primeiros dez minutos a "apalpar terreno". Jovane ia tentando alguns toques em habilidade no meio-campo, Tozé era o motor da equipa vitoriana nos primeiros minutos, com Dodô a galgar terreno no corredor direito.
Aos 14 minutos pairou a dúvida sobre o relvado. Miguel Luís desvia para canto um cruzamento feito a partir do lado direito do ataque vitoriano, havendo a suspeita de que a bola pudesse ter tocado o braço do jovem médio. O VAR analisou o lance mas não encontrou infração. No canto subsequente, Davidson obrigou Renan a uma defesa apertada.
Tozé descobriu o caminho do golo
Se este canto trouxe perigo, passados dez minutos houve um outro que o efetivou. Rafa Soares bate um canto a partir do lado esquerdo que Guedes desvia para o coração da grande área. A defesa do Sporting corta - muito mal - a bola para a entrada da área e Tozé não se fez rogado: disparou em direção à baliza e marcou o primeiro golo do jogo aos 25 minutos.
O jogo seguia complicado para o Sporting, com a velocidade do Vitória SC a revelar ser a maior dificuldade para os leões. Faltava movimento ao ataque leonino, principalmente na zona central do terreno, onde o triângulo Wakaso-Pedro Henrique-Osorio ia controlando Bas Dost e companhia.
Ola John, que entrou ao intervalo, veio com a corda toda. Aos 47 minutos, o holandês puxou a bola para o pé esquerdo e, à entrada da área leonina, disparou um remate em direção ao canto superior da baliza de Renan. O guarda-redes brasileiro respondeu com uma palmada forte e evitou o segundo dos vimaranenses.
Quem vinha dos bancos trazia, claramente, outra energia. Raphinha, que também tinha entrado ao intervalo, quis mostrar serviço e, inspirado pelo holandês Ola John, também serpenteou à entrada da área vimaranense e disparou para defesa de Douglas. Ambos os guarda-redes ficavam com as luvas a ferver no retomar da baliza.
Renan expulso... afinal não
Aos 51 minutos, uma desatenção da defesa do Sporting isolou Alexandre Guedes. Renan foi obrigado a sair da baliza e acaba por travar o avançado em falta, fora da grande área. O árbitro mostrou o vermelho ao guardião do Sporting, mas foi interrompido pelo VAR, que alertou para o início da jogada: Guedes partiu de fora de jogo, o que acabou por anular tudo o que se passou de seguida.
O Sporting bem pode agradecer a manutenção de Renan em campo. Aos 61 minutos, o guarda-redes repetiu o voo a que Ola John o tinha obrigado, mas desta vez para o outro angulo superior da baliza, após remate de Davidson. Três minutos depois, Renan sai aos pés de Pêpê, mantendo os leões ligados à corrente.
Os vimaranenses continuavam claramente por cima do jogo e, aos 70 minutos, um pontapé de canto voltou a assombrar a defesa sportinguista. Pedro Henrique enviou uma bola à trave da baliza e fez os adeptos desesperarem ainda mais pelo segundo golo.
O Sporting passou a tentar marcar através da meia distância, mas até foi numa incursão na grande área que criou mais perigo quando, aos 84 minutos, Diaby conseguiu enviar uma bola para o segundo poste. Bas Dost não percebeu e chegou atrasado - e sem marcação - à bola, perdendo uma boa oportunidade para empatar o jogo.
Com esta vitória, os "Conquistadores" vão entrar em 2019 no quinto lugar da Primeira Liga, com 25 pontos. Já os leões, embora mantenham um lugar no pódio, com 31 pontos, veem o Benfica subir ao segundo posto depois da vitória frente ao Braga , quarto classificado. Consulte aqui a tabela classificativa da Liga.
Tozé marcou o primeiro golo da noite aos 25 minutos.
https://www.vsports.pt/embd/48043/m/449678/tsf/2f005fad0c168c7de8497c19b61480fe?autostart=false
A jogada da expulsão anulada de Renan.
https://www.vsports.pt/embd/48050/m/449678/tsf/3eacd07068d787f2bc0a8c3024146ee2?autostart=false
V. Guimarães: Douglas; Dodô, Osorio, Pedro Henrique e Rafa Soares; Pepê e Wakaso; Tozé, André André e Davidson; Guedes.
Sporting: Renan Ribeiro; Bruno Gaspar, André Pinto, Mathieu e Acuña; Gudelj, Miguel Luís e Bruno Fernandes; Jovane Cabral, Bas Dost e Diaby.
Suplentes do Vitória: Miguel Silva, Frederico Venâncio, Florent, João Carlos Teixeira, Ola John, Tyler Boyd e Estupiñán.
Suplentes do Sporting: Salin, Marcelo, Ristovski, Jefferson, Petrovic, Carlos Mané e Raphinha.