O antigo internacional português faz uma antevisão ao jogo de estreia no Europeu e recorda com nostalgia os tempos de guarda-redes da seleção nacional
Corpo do artigo
A poucas horas do arranque oficial de Portugal no Campeonato da Europa frente à Chéquia, a TSF falou com Beto Pimparel, antigo guarda-redes internacional português. Foi internacional A pela seleção por 16 vezes e conquistou uma Liga das Nações. Para o jogo desta terça-feira, Beto Pimparel espera um Portugal forte, à procura de marcar cedo para “tentar desmontar a estrutura da Chéquia”.
“Um Portugal ao ataque, à procura de marcar rapidamente um golo para tentar desmontar a estrutura da Chéquia. Acho que vai abordar o jogo de uma forma cautelosa para tentar não sofrer e causar ansiedade a Portugal. Acredito num bloco médio baixo por parte da Chéquia e Portugal à procura de estratégias, momentos individuais ou combinações coletivas para tentar desmontar", afirma, em declarações à TSF.
O antigo internacional português considera que Portugal “tem argumentos” para acreditar que pode trazer o troféu para casa, como aconteceu em 2016. Olhando para a equipa das quinas, “é aliciante ver o que este plantel pode fazer”.
“Temos argumentos, não é só acreditar sem argumentos. Temos argumentos suficientes e quando digo argumentos, digo plantel para, pelo menos, chegar a um objetivo que, na minha opinião, é a final. Desde 2016 muita coisa mudou, novas gerações, novos talentos, mas o que é facto é que temos mais uma geração de ouro que nos faz sonhar. É aliciante ver o que este plantel pode fazer”, diz.
Afastado dos relvados desde 2022, Beto Pimparel revela que apoiar a seleção fora das quatro linhas é difícil, porque existe uma “âncora sentimental”, mas confessa que olha "com orgulho" para os colegas que representam atualmente Portugal.
“Quando deixamos de jogar existe uma âncora muito grande sentimental em relação àquilo que foram 30 anos da minha vida. Hoje em dia consigo olhar para um jogo da seleção, obviamente com o desejo enorme de ainda conseguir estar presente. É um orgulho enorme representar a seleção. Olho para os meus colegas com nostalgia mas também com um orgulho enorme de os ver representar a seleção”, acrescenta.
A estreia de Portugal no Campeonato da Europa está marcada para as 20h00 (hora de Lisboa) frente à Chéquia. A Emissão Especial TSF arranca a partir das 17h00, com destaque para a estreia da seleção nacional no Europeu de futebol na Alemanha.
