Luciano Gonçalves espera que as competições regressem em breve e altera para a situação dos juízes dos escalões mais baixos do futebol em Portugal.
Corpo do artigo
O presidente da Associação de Árbitros de Futebol garante que os árbitros estão preparados para o regresso das competições de futebol em Portugal. Numa altura em que alguns jogadores já treinam e outros preparam o regresso com os clubes, o presidente da associação dos árbitros assegura que está tudo preparado para o regresso aos relvados.
"O Conselho de arbitragem tem tido sessões com os árbitros três vezes por semana", explica Luciano Gonçalves sobre a preparação dos juízes. "Pelo que sabemos está tudo a ser preparado para salvaguardar a segurança dos intervenientes". A associação espera assim luz verdade para o regresso aos relvados. "Assim que exista autorização, da nossa parte está tudo preparado".
TSF\audio\2020\04\noticias\28\luciano_1_regresso_arbitros
A APAF apela também apela à Federação Portuguesa de Futebol para que possa estender ao setor da arbitragem o quadro de apoios financeiros que foi apresentado aos clubes. Luciano Gonçalves revela que a FPF já solicitou um levantamento das dificuldades financeiras dos agentes de arbitragem. "Recebemos instruções da Federação Portuguesa de Futebol para perceber o que se passa com os árbitros", explica.
TSF\audio\2020\04\noticias\28\luciano_2_dados_para_a_fpf
Luciano Gonçalves revela que o problema reside essencialmente na arbitragem do futebol distrital e garante ainda que já existem alguns juízes que estão a ser ajudados ou em início de processo junto da Associação de Auxílio de Arbitragem, mas mais casos devem ser encaminhados nos próximos dias.
"Os árbitros de distrital recebem um valor significativo tendo em conta os jogos que fazem. Planeiam a sua vida para receber um valor durante 10 ou 11 meses. Em alguns casos representa 60 ou 70% do orçamento familiar."
TSF\audio\2020\04\noticias\28\luciano_3_arbitros_distritais