Apresentado o projeto vencedor do concurso para a “Reabilitação do Estádio Nacional”. Investimento é de 25 milhões de euros
Corpo do artigo
O Estádio Nacional, no Jamor, vai ser alvo de uma reabilitação para modernizar o recinto desporto e os seus acessos. Depois de um concurso público, o projeto conjunto entre a Aires Mateus II Lda, Atherden Fuller Leng Limited e a Gonçalves Vieira-Cruz Lda, foi o escolhido para estar encarregue da reabilitação do Estádio Nacional.
A “nova versão” do Estádio do Jamor vai ter uma cobertura parcial na bancada central. Um projeto arquitetónico que pretende preservar o traçado original, mas melhorar as condições do recinto desporto. Além disso, vão ainda ser melhoradas as acessibilidades e as estruturas de apoio, como bares e casas de banho.
“A ideia foi de construir uma pala, preservando tudo o que ele tem. Tudo aquilo que conhecemos conservar-se-á e todas as funções que sejam necessárias juntar, vão ser introduzidas e integradas. Há elementos tão fortes que, na verdade, temos de continuar e respeitá-los, mais do que fazer qualquer alteração. É um estádio particular, sendo aberto num dos seus lados, com entrada VIP. No fundo, vamos fazer essa consolidação dos elementos. Desenhámos uma cobertura ambiciosa do ponto de vista da engenharia”, explicou o arquiteto coordenador Aires Mateus
Rita Ochoa faz parte do projeto vencedor e é a primeira mulher a desenhar um estádio em Portugal. A arquiteta explicou, depois da apresentação do projeto vencedor, que o estádio está a ser pensado “para o desporto masculino e feminino” com adaptações nos balneários, por exemplo. Vão ainda ser melhoradas as acessibilidades para pessoas com deficiência.
O projeto conta com um investimento de 25 milhões de euros e tem o apoio do Governo. O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, garante que o objetivo é melhorar o Jamor. “O projeto pretende que o Jamor continue a ser um espaço acolhedor para os adeptos, que proporciona experiências extraordinárias. Mas que seja um espaço multifuncional que promova outros eventos culturais e sociais.”
O estádio vai manter a sua capacidade atual. Para já, ainda não há data para o início das obras para a reabilitação no Jamor nem para o fim do projeto.
Na cerimónia de apresentação do projeto vencedor estiveram ainda presentes o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais.
