Árbitro anuncia decisão do VAR para todo o estádio pela primeira vez em Portugal. Veja o vídeo
O momento aconteceu na partida entre o Länk Vilaverdense e o Santa Clara, da II Liga.
Corpo do artigo
É inédito no futebol português. O árbitro da partida entre o Länk Vilaverdense e o Santa Clara anunciou, pela primeira vez em Portugal, uma decisão do videoárbitro para todo o estádio.
Corria o minuto a segunda parte da partida de abertura da jornada 20 da II Liga, quando João Pedro Afonso mostrou cartão amarelo por simulação a Gonçalo Teixeira, num momento em que o avançado da equipa de Vila Verde (que jogam em casa emprestada no Estádio Cidade de Coimbra) caiu na área adversária e pedia grande penalidade.
Depois de ter sido chamado pelo VAR e ter revisto o lance no monitor, João Pedro Afonso reverteu a decisão e anunciou-a aos poucos adeptos presentes, através do sistema de som do estádio: "Após revisão VAR, o defesa n.º 6 pontapeia o avançado n.º 7 no calcanhar. Decisão final: retirar o cartão amarelo ao n.º 7 e assinalar penálti."
Este novo método de decisão do VAR está a ser testada no futebol português. Nesta semana, outros cinco jogos da II Liga e quatro da Liga feminina vão ser cobaias para este novo sistema.