Árbitro queixa-se de pressão do FC Porto. Rivais pedem atuação "implacável" da justiça desportiva

Fernando Veludo/Lusa
A TSF já contactou a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, assim como o FC Porto, mas até ao momento não obteve qualquer resposta
Corpo do artigo
O árbitro Fábio Veríssimo detalhou no relatório do jogo FC Porto frente ao SC Braga ter sido alvo de tentativa de pressão por parte dos dragões no encontro de domingo à noite, confirmou a TSF.
Segundo o juiz de Leiria, no intervalo, dentro do balneário, existia uma televisão com imagens do lance da primeira parte que resultou num golo anulado aos azuis e brancos, após falta de Bednarek sobre o guarda-redes bracarense, Hornicek, além de outra sequência com a repetição de um golo do Benfica ao FC Porto, em circunstâncias idênticas, na final do Torneio da Pontinha (sub-13).
Após o final da partida, a situação manteve-se, tendo o juiz de Leiria comunicado o sucedido aos delegados da Liga presentes no Estádio do Dragão e detalhado a situação no relatório do jogo.
A TSF já contactou a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, assim como o FC Porto, mas até ao momento não obteve qualquer resposta.
Benfica quer consequências
Na noite de segunda-feira, o Benfica difundiu um comunicado apontando à "grave coação sobre o árbitro" e exigindo uma ação rápida da tutela disciplinar do futebol que resulte em "consequências exemplares" para o FC Porto.
Sporting apresenta participação disciplinar ao Conselho de Disciplina
O Sporting também já comentou a situação, sublinhando que qualquer tentativa de condicionar, influenciar ou pressionar árbitros ou outros agentes desportivos é "absolutamente inaceitável". Os verdes e brancos exigem assim que as entidades competentes "atuem de forma implacável, apurando todas as responsabilidades e aplicando as sanções que se impõem, sem exceções nem complacência".
"Situações desta natureza mancham a credibilidade das competições e são um claro retrocesso no futebol português", vincam os leões, em comunicado.
O Sporting anuncia ainda que vai apresentar uma participação disciplinar ao Conselho de Disciplina "com vista ao apuramento da verdade e de todos os responsáveis".
"O Sporting CP não aceitará o regresso a um futebol de bastidores e pressões, nem que se maquilhem velhas práticas com uma nova aparência institucional", assegura.
SC Braga envia cartas a presidentes da FPF, Conselho de Arbitragem e Liga
Em comunicado, o SC Braga, adversário dos dragões no jogo que motivou a queixa de Fábio Veríssimo, anunciou que enviou "missivas formais" aos presidentes da Federação Portuguesa de Futebol, Conselho de Arbitragem e da Liga Portugal "solicitando respostas sobre os factos reportados e sobre as tomadas de ação requeridas para defesa do sector da arbitragem e da integridade das competições", tendo sido dado "um timing de resposta".
"Na ausência de outros esclarecimentos para além da resposta enviada pela Liga Portugal e que remete para os órgãos de disciplina da FPF, o SC Braga analisará o relatório do árbitro e o relatório dos delegados, certo de que os mesmos irão originar a abertura de processos de inquérito e de processos disciplinares, que se esperam tão céleres quanto possível e que garantam, de forma implacável, as punições que se impõem", escrevem os bracarenses.
