A FIFA autoriza Portugal a usar em direto nos estádios as conversas entre os árbitros e o VAR.
Corpo do artigo
O sistema de projeção da voz do árbitro nos estádios vai chegar à Liga portuguesa já esta temporada num formato de teste. A FIFA deu luz verde ao uso desta tecnologia, uma notícia avançada pelo Jornal de Notícias e já confirmada pela TSF.
O sistema proposto permite aos árbitros que possam explicar as decisões aos adeptos nas bancadas. Uma tecnologia já testada no futebol mas que é utilizada em modalidades como raguebi há vários anos.
Assim que apita, além da explicação que pode ou não dar ao jogador sobre a decisão, fica assim ao critério do árbitro escolher se explica ou não porque decide de determinada forma e não de outra, uma situação que se ajusta também à intervenção do VAR nos lances de maior importância. Ao projetar a voz para as bancadas, com um sistema que permite que essa voz seja ouvida em todo o estádio.
O presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, José Fontelas, já tinha anunciado que a arbitragem portuguesa está preparada e interessada nesta ferramenta.
A porta é agora aberta pela FIFA. O futebol português pode começar a testar esta tecnologia, mais uma ferramenta para permitir uma mudança na forma como os adeptos vêm e avaliam a função do árbitro.
Ao que a TSF apurou, a tecnologia pode ser experimentada nos campeonatos principais e também na I Liga. Tudo depende das condições técnicas dos estádios.