Árbitro português fala em momento de "satisfação" e diz que a arbitragem portuguesa e a Federação Portuguesa de Futebol são "pioneiras".
Corpo do artigo
O árbitro internacional português Artur Soares Dias foi nomeado pela FIFA para vídeo-árbitro da Taça Confederações de futebol, refere a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A competição, que decorre de 17 de junho e 2 de julho de 2017, na Rússia, reúne os campeões continentais e serve de ensaio para o Mundial de 2018.
Na Taça das Confederações, estarão Portugal, Alemanha, Rússia, México, Austrália, Nova Zelândia, Chile e Camarões.
"A arbitragem portuguesa e a Federação Portuguesa de Futebol foram pioneiras e isso é uma mais-valia para nós, podermos estar na vanguarda do futebol. Esta nomeação não seria possível se a equipa da Federação não tivesse percorrido este caminho", disse Artur Soares Dias à assessoria da FPF.
O árbitro, do Porto, assinalou ainda que é "um momento de satisfação, de regozijo, de alegria", mas que não é só dele, alargando os méritos ao presidente do Conselho de Arbitragem (CA), José Fontelas Gomes, e ao presidente da FPF, Fernando Gomes.
O dirigente máximo do CA lembrou que a FPF está envolvida desde a primeira hora e efetuou vários testes 'offline' e 'semi-live', além de ter conseguido autorização para um teste live na final da Taça de Portugal, a 28 de maio.
A final deste ano da Taça, que irá opor o Benfica ao Vitória de Guimarães, será o primeiro jogo oficial em Portugal com vídeo árbitro.