João Costa falhou o acesso à final de pistola de ar comprimido a 10 metros, ao ficar a apenas dois pontos da qualificação para a final. Por seu lado, Manuel Silva está praticamente arredado da final da prova de tiro com armas de caça (fosso olímpico).
Corpo do artigo
O atirador português João Costa falhou, este sábado, a passagem à final da disciplina de pistola de ar comprimido a 10 metros, ao terminar a sua prova no 18º posto com 579 pontos, numa média de 9,65 pontos.
João Costa acabou por falhar a passagem à prova decisiva por apenas dois pontos, dado que o francês Walter Lepeyre, oitavo classificado, o último a conseguir apurar-se para a final conseguiu 581 pontos.
A prova acabou por ser ganha pelo chinês Wei Pang que levou a melhor sobre a concorrência, ao terminar a final com 688,2 pontos, fazendo assim melhor que sul-coreano Jin Jog-ho, medalha de prata, e que o norte-coreano Kim Jong Su, que ficou com o bronze.
Apesar de não ter conseguido ir à final, e de se ter quedado pelo 18ª posição nesta disciplina, João Costa tem boas hipóteses de conseguir um bom resultado na prova de pistola livre a 50 metros, a sua especialidade, na qual lidera actualmente o ranking mundial.
Também pouco feliz neste primeiro dia de Jogos Olímpicos foi o outro atirador português em prova, Manuel Silva, na prova de tiro com armas de caça (fosso olímpico), marcou 68 pratos em 75 possíveis.
Apesar de ainda faltarem duas séries para final da qualificação desta disciplina, que se realizam no domingo, o atirador português já não deverá conseguir chegar à final, dado que terminou na 22ª posição.
A qualificação é liderada pelo checo David Kostelecky, que terminou as três primeiras séries de qualificação com 73 pratos, falhando apenas dois durante esta qualificação.
Para a final, apuram-se apenas os seis primeiros da qualificação, estando neste momento o sexto classificado com 72 pratos, mais quatro pratos do que os conseguidos por Manuel Silva.