Os vice-campeões olímpicos Fernando Pimenta e Emanuel Silva, a judoca Telma Monteiro, o mesa-tenista Marcos Freitas ou a equipa de futebol de praia são alguns dos participantes portugueses de quem se esperam medalhas na estreia dos Jogos Europeus, em Baku, Azerbaijão.
Corpo do artigo
Das 20 modalidades do programa, 16 são olímpicas, com Portugal a competir em 14 delas
O Chefe de Missão da delegação portuguesa, José Garcia, assume a sua convicção de que "há atletas que levarão daqui medalhas, a julgar pelos resultados conquistados nos Mundiais e Europeus em que têm participado", embora não queira avançar com uma estimativa "porque seria, no mínimo, imprudente e eu não tenho essa capacidade de adivinhação". De qualquer forma, refere à TSF, acredita "num número que a todos satisfaça".
Os 13 elementos da canoagem incluem os seis que em Londres2012 garantiram metade dos 28 pontos da delegação nacional, bem como a única medalha, em K2 1.000.
O judo vai na máxima força, até porque estes Jogos constituem o Campeonato da Europa da modalidade. Telma Monteiro, Joana Ramos e Yahima Ramirez são os destaques.
No ténis de mesa, Marcos Freitas é candidato à medalha na prova individual, tal como a equipa de Portugal, campeã europeia em 2014. Já o futebol de praia, que tem conseguido bons resultados tanto em Europeus como em Mundiais, tentará igualmente o pódio.
João Pereira é a esperança no triatlo, enquanto o veterano João Costa é a principal figura no tiro e Rui Bragança considerado um dos melhores do mundo no taekwondo
A primeira edição dos Jogos Europeus vai reunir mais de 6.000 atletas de 50 Comités Olímpicos europeus até ao próximo dia 28.