Atletas portugueses não podiam fazer melhor em Londres, diz Moniz Pereira
Moniz Pereira entende que os portugueses não tinham hipótese de fazer melhor nos Jogos Olímpicos de Londres e defende que é preciso saber onde vale a pena gastar dinheiro.
Corpo do artigo
O professor Moniz Pereira considerou que a presença dos atletas portugueses nos Jogos Olímpicos de 2012 deve ser motivo de orgulho nacional, apesar de só ter sido conquistada até agora uma medalha.
«Cumpriram bem. Não têm possibilidades de fazer melhor figura do que fizeram. Fizeram muito boa figura. Deram tudo quanto tinham a dar e não podia melhorar mais do que aquilo que fizeram», afirmou o decano dos técnicos portugueses de atletismo.
Em declarações à TSF, este antigo atleta e treinador, que acompanhou todos os Jogos Olímpicos entre 1948 e 2000, considerou que é altura de Portugal repensar a sua estratégia para próximos Jogos Olímpicos.
«É preciso fazer uma seleção daquelas pessoas e modalidades que vale a pena gastar dinheiro, porque há modalidades que os portugueses não têm condições ou por falta de físico, força ou altura», explicou.
Moniz Pereira defende que deve haver «dinheiro para aqueles que podem fazer boa figura» e assegura que este princípio nada tem a ver com discriminação.
Este treinador lamentou ainda a falta de condições de treino no atletismo e chamou à atenção para o facto de haver apenas uma pista coberta de boa qualidade em Espinho, a 300 quilómetros de Lisboa.
«É a única pista a sério, onde podia haver o campeonato do mundo e da Europa, uma pista a sério, construída como deve de ser», adiantou Moniz Pereira.