Auriol Dongmo e Juan Miguel Echevarría de regresso às pistas: Meeting Moniz Pereira "vai ser bastante forte"
Em declarações à TSF, Paulo Reis desvenda várias novidades para o encontro de domingo. Desde logo, os atletas que obtiverem uma qualificação nas primeiras oito posições, vão ter uma bonificação "muito mais significativa", que será determinante para a qualificação dos "grandes eventos internacionais"
Corpo do artigo
O diretor técnico do atletismo do Sporting congratulou-se esta sexta-feira com o regresso há muito esperado de dois atletas ao clube: Auriol Dongmo, que esteve afastada das pistas durante 16 meses, regressa às competições este domingo, a par de Juan Miguel Echevarría, que esteve ausente durante três anos e meio, para o Meeting Moniz Pereira.
A atleta Auriol Dongmo vai marcar presença já este domingo, dia 26, no Meeting Moniz Pereira, a quem se junta outro nome de peso para a modalidade, Juan Miguel Echevarría.
Em declarações à TSF, Paulo Reis, diretor técnico do atletismo do Sporting, não esconde o entusiasmo com o regresso de dois atletas que estiveram afastados dos pistas durante muito tempo. Afirma que o encontro leonino "vai ser bastante forte".
Depois de mais um ano de ausência, devido a uma fratura da perna direita, Auriol Dongmo regressa às competições já este fim de semana. A atleta leonina, campeã do mundo do lançamento de peso, vai participar no Meeting Moniz Pereira.
"É inevitável destacar o regresso de dois atletas à competição: a nível nacional, Auriol Dongmo, que está há 16 meses afastada das competições e que, depois de recuperar de uma lesão grave, vai voltar no próximo domingo", salienta o diretor técnico.
Mas há um incentivo extra para a competição que está inserida no circuito da World Athletics (Continental Tour Challenger): Juan Miguel Echevarría é mais um dos 200 atletas que vai marcar presença no evento dos leões, em Pombal, que começa às 16h00 de domingo.
Paulo Reis destaca que o atleta "brilhou nas pistas de todo o mundo", até 2021, passando por competições internacionais, campeonatos do mundo e até jogos olímpicos.
"Em 2021, interrompeu a carreira e agora vai regressar e há uma grande expectativa também a nível internacional, porque a última prova dele foram os Jogos Olímpicos de Tóquio, em que foi vice-campeão olímpico", sublinha.
Juan Miguel Echevarría, diz, era "o favorito" à vitória, mas uma lesão impediu que chegasse mais longe. Ainda assim, conquistou a medalha de prata, tendo depois ficado afastado das competições.
"Agora vai voltar à competição e há aqui uma grande expectativa a nível internacional de ver o que ele pode fazer", adianta.
Mas as novidades não se ficam por aqui: numa perspetiva de conferir ao meeting "um nível muito mais elevado", Paulo Reis desvenda várias novidades para o encontro de domingo. Desde logo, os atletas que obtiverem uma qualificação nas primeiras oito posições, vão ter uma bonificação "muito mais significativa", em comparação àquilo que eram os rankings antigos, que será determinante para a qualificação dos "grandes eventos internacionais".
"O vencedor tem um bónus de 40 pontos para o ranking, enquanto que numa prova normal só pontuam os três primeiros e com bónus muito mais reduzidos. Nesta edição pontuarão os oito primeiros para o ranking e com bónus mais robustos. Isso faz com que os atletas que se queiram qualificar para campeonatos europeus e do mundo tenham necessidade de ir a estes meetings para ganharem mais pontuação", explica.
O meeting Moniz Pereira realiza-se este domingo, dia 26, a partir das 16h00, no Expocentro, em Pombal.
