Auriol Dongmo medalha de ouro no lançamento do peso dos Europeus de pista coberta
A atleta portuguesa lançou o peso por mais um metro do que a segunda classificada.
Corpo do artigo
A lançadora Auriol Dongmo sagrou-se campeã europeia de lançamento do peso em pista coberta pela segunda vez consecutiva.
A campeã do mundo "indoor" defendeu a medalha de ouro conquistada em Torun2021, conseguindo 19,76 metros - e a melhor marca mundial do ano, na sua terceira tentativa, enquanto a sua companheira no Sporting lançou o engenho a 18,33, no seu quarto ensaio, arrebatando o quarto lugar.
A alemã Sara Gambeta, com 18,83, e a sueca Fanny Roos, com 18,42, arrebataram as medalhas de prata e bronze, respetivamente, destronando Inchude, que conseguiu 18,33.
Dongmo, de 32 anos, começou o concurso com 19,63, seguindo com 18,68 até lançar alcançar os 19,76 que lhe valeram o segundo título europeu consecutivo. Depois de um nulo no quarto lançamento, concluiu a competição com 19,38 e 19,62.
Jessica Inchude, de 26 anos, estreou-se em Campeonatos da Europa com o quarto lugar, ao conseguir 18,33 metros, na sua quarta tentativa.
Com o ouro de Dongmo, Portugal a somar 28 medalhas em Europeus 'indoor', 17 de ouro.
Dongmo que "lançar mais de 20 metros" para ter hipóteses nos mundiais
Depois da conquista, a bicampeã europeia do lançamento do peso em pista coberta afirma estar "muito feliz", ainda que não tenha alcançado a "performance que queria", já que o objetivo passava por lançar mais de 20 metros.
"Medalha de ouro é medalha de ouro. Sabe sempre bem", disse a atleta à RTP.
Com os Mundiais ao ar livre - que se disputam no verão - no horizonte, a expectativa é mesmo ultrapassar essa marca: "Agora é outro nível. Tenho de trabalhar para lançar acima dos 20 metros para conseguir ganhar alguma coisa."