A atleta portuguesa conseguiu alcançar os 19,82 metros.
Corpo do artigo
A portuguesa Auriol Dongmo sagrou-se esta segunda-feira vice-campeã da Europa no lançamento do peso, fixando um novo recorde nacional em 19,82 metros, em Munique, dando a Portugal a segunda medalha no evento multidesportos na Alemanha.
Quarta classificada em Tóquio2020 e quinta há um mês nos mundiais, em Eugene, nos Estados Unidos, Dongmo, de 32 anos, fixou o novo recorde nacional ao ar livre, contudo insuficiente para bater a rival Jessica Schilder.
A lusa, campeã do mundo este ano e da Europa em 2021, ambos em pista coberta, começou com 19,29 ao primeiro arremesso, que lhe valia o segundo lugar, atrás da neerlandesa Jéssica Schilder, com 19,47.
Um resultado que, para atleta, soube a dor e satisfação. Apesar de estar feliz, Auriol Dongmo queria mais.
"É um sentimento com um pouco de satisfação e um pouco de dor porque obviamente que queria ganhar a medalha de ouro, mas não posso esquecer que tive uma lesão na sexta-feira que não foi fácil, não sabia se ia poder lançar. Vou sempre ficar agradecida ao Ricardo, que fez um excelente trabalho, e consegui lançar hoje sem dor. Esta medalha é muito importante para mim porque, mesmo com esta lesão, consegui ganhar esta medalha de prata", explicou Auriol.
TSF\audio\2022\08\noticias\16\auriol_dongmo_1
A atleta dos Países Baixos, medalha de bronze nos mundiais deste ano, ao ar livre e em pista coberta, subiu a parada ao segundo ensaio, para os 20,24, com a resposta de Dongmo a atingir os 19,82, marca que não conseguiu voltar a superar. A final ficou resolvida ao segundo arremesso.
No terceiro lugar do pódio, ficou a também neerlandesa Jorinde van Klinken, com 18,94. A outra portuguesa em prova, Jéssica Inchude, terminou na nona posição, com 17,93 metros.
A segunda edição dos campeonatos Europeus multidesportos está a decorrer em Munique até 21 de agosto e reúne nove modalidades, estando Portugal representado em sete, nomeadamente atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica artística, remo, ténis de mesa e triatlo.
A seleção portuguesa tinha conquistado, até esta segunda-feira, uma medalha de ouro, através do ciclista Iúri Leitão, que se sagrou campeão europeu de scratch, no ciclismo de pista, pelo que agora já tem dois pódios.