Australianos queriam ver jogo sem credenciais, foram detidos e vão pagar multa
Um grupo de atletas olímpicos da Austrália foram parar a uma esquadra da polícia. Tiveram de esclarecer porque é que alteraram as credenciais para assistir a um jogo de outra modalidade.
Corpo do artigo
São dez, todos australianos, todos atletas olímpicos. O grupo foi detido e levado para uma esquadra da polícia, no Rio de Janeiro, para prestar esclarecimentos sobre o facto de, na última noite, terem alterado as credenciais para poderem assistir a um jogo da equipa masculina de basquetebol do seu país, contra a Sérvia.
Um porta-voz do Comité Olímpico Australiano, citado pela imprensa local, confirmou a detenção dos dez atletas e adiantou que já estava junto do grupo um advogado a acompanhar o caso.
Segundo a BBC, os meios de comunicação australianos adiantam, ainda, que entre os detidos estão atletas de várias modalidades, desde rugby, ciclismo e remo.
O grupo entretanto já foi libertado este sábado, quando eram cerca das 9:30, hora de Lisboa e vai ter de pagar uma multa de 10 mil reais (cerca de 2 mil e quinhentos euros) por não ter autorização para entrar no Parque Olímpico, onde decorreu o jogo, na última noite.
A coima foi o castigo adotado porque um processo judicial por fraude poderia demorar pelo menos três semanas, assim o Comité Olímpico optou por um acordo e os atletas foram multados. Os passaportes dos atletas estão retidos na Polícia Federal, até que eles efetuem o pagamento.
Entretanto, o Comité Olímpico da Austrália já pediu desculpas à Justiça brasileira, alegando que os desportistas queriam apenas "apoiar seus colegas de equipa" e ninguém foi prejudicado pelo incidente.
Para a história ficar completa falta acrescentar que o jogo terminou com a derrota da equipa da Austrália, por 87-61. Segue em frente a Sérvia, que vai jogar a final contra os Estados Unidos.