Banza dá vitória ao cair do pano. SC Braga vence Gil Vicente e aproxima-se do FC Porto
Os bracarentes ganharam o dérbi do minho por 2-1. Veja os golos.
Corpo do artigo
O Sporting de Braga venceu este sábado em casa o Gil Vicente, por 2-1, num jogo da 26.ª jornada da I Liga, com um golo de Banza perto do final a permitir a aproximação provisória ao terceiro lugar.
O jogo começou vivo e equilibrado, mas com o Braga a criar mais situações de perigo e acabou mesmo por conseguir marcar aos 39 minutos, por Abel Ruiz. O avançado espanhol recebeu a bola na área e colocou-a junto ao posto esquerdo da baliza de Andrew.
A equipa de Barcelos entrou melhor na segunda parte e acabou por chegar ao empate aos 60 minutos através de uma grande penalidade. Serdar derrubou Gabriel na área e Ali Pour, chamado a converter, marcou. Matheus ainda adivinhou o lado e fez uma boa estirada, mas não conseguiu evitar o golo. Foi um penálti bem marcado por Ali Pour, com convicção para a malha lateral e sem hipóteses de defesa. Estava feito o empate.
Já ao cair do pano, a um minuto dos 90, Joe Mendes fez um excelente trabalho na esquerda do ataque, com um cruzamento para o coração da área, e Banza apareceu a dar uma cabeçada certeira para o 2-1. Com este golo, o avançado congolês iguala Gyokeres na lista de melhores marcadores da I Liga, com 19 golos.
O Sporting de Braga passa a somar 53 pontos, a dois do FC Porto, terceiro, que recebe este sábado o Vizela, enquanto o Gil Vicente, que não perdia há quatro encontros, é oitavo, com 28.
Aos 3 minutos, Bruma remata de primeira e faz também o primeiro remate do Braga no encontro. Está feito o aviso da equipa de Artur Jorge. A segunda ameaça chega uns segundos depois, também por Bruma. O Gil Vicente ainda não conseguiu ter bola porque o Braga pressiona alto.
Aos 10 minutos é a vez de Banza atirar forte para uma defesa de Andrew para canto. Um minuto depois, a bola chega novamente a Bruma para um remate à entrada da área, mas espirra e sai para as alturas. Andrew segura. Já se registaram quatro lances de possível golo para o Braga.
O jogo está animado com as duas equipas a tentarem o golo, mas vê-se mais o Braga. Aos 17 minutos, num frente a frente de Félix com o guarda-redes Matheus, o guardião do Braga levou a melhor. O Gil Vicente não tem conseguido ir muitas vezes à área do Braga, mas quando vai, vai com perigo.
Aos 22 minutos, Andrew sai da baliza e agarra a bola após um cruzamento de Roger que tinha Abel Ruiz como destinatário. Três minutos depois, num lance ofensivo do Gil, Félix Correia aparece com espaço na direita e tenta um cruzamento tenso, mas a bola perde-se pela linha de fundo.
Num contra-ataque aos 27 minutos, Martim Neto mete a bola no fundo da baliza de Matheus, mas é assinalado fora de jogo e o golo é anulado. Sete minutos depois, o Braga quase marcou. Banza rematou ao poste, já dentro da grande área. A bola sobre para Zalazar que, na recarga, também fica perto de marcar. Vale ao Gil Vicente Gabriel, que deu o corpo à bola.
O Braga acaba por marcar aos 39 minutos, por intermédio do capitão Abel Ruiz, com grande categoria. O avançado espanhol recebeu a bola na grande área e colocou-a junto ao poste esquerdo da baliza de Andrew.
Entretanto Félix ficou lesionado num lance com Matheus. Teve de sair do campo para ser assistido, mas já regressou.
Intervalo!
Recomeça o jogo na Pedreira. O Gil Vicente entra atrevido e consegue a sua melhor oportunidade de golo logo aos 48 minutos. Alipour apareceu isolado, com tempo para tudo, mas não conseguiu ultrapassar o guarda-redes Matheus, que defendeu para canto. Grande entrada da equipa de Barcelos na segunda parte.
Aos 58 minutos, penálti na Pedreira para o Gil Vicente após Serdar derrubar Gabriel. Chamado a converter, Ali Pour não desperdiça. Está feito o 1-1. A equipa de Barcelos justificava este golo pela forma como entrou nesta segunda parte.
Já ao cair do pano, aos 89 minutos, Banza aparece para fazer o 2-1 de cabeça. Enorme festa nas bancadas da Pedreira.
O árbitro dá sete minutos de compensação. Um lance muito delicado entre Matheus e Serdar, nos descontos, leva a que os dois jogadores sejam assistidos no relvado. O jogo está interrompido. O jogador do Braga acaba por abandonar o relvado de maca, muito aplaudido pelos adeptos nas bancadas. A equipa de Artur Jorge fica reduzida a dez jogadores.
Termina o jogo.
Onze do SC Braga: Matheus; Victor Gomez, Serdar, Paulo Oliveira e Borja; Roger, Zalazar, Moutinho e Bruma; Abel Ruiz e Banza.
Onze do Gil Vicente: Andrew; Alex Pinto, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes e Buta; Martim Neto, Mory Gbane e Dominguez; Tidjany Toure, Ali Pour e Félix.
Suplentes do SC Braga: Hornicek, Niakaté, José Fonte, Ndour, Álvaro Djaló, Joe Mendes, Vítor Carvalho, Rony Lopes e Pizzi
Suplentes do Gil Vicente: Bian Araújo, Castillo, Fujimoto, Pedro Tiba, Felipe Silva, Buatu, Thomas Luciano, Murilo e Kazu
