Remontada à portuguesa saboreada pelos catalães. Barcelona vence FC Porto na Champions
Veja os golos. João Cancelo e João Félix marcaram na vitória do Barcelona.
Corpo do artigo
Entre uma equipa portuguesa e outra espanhola, foram os portugueses que decidiram a favor dos espanhóis. O FC Porto perdeu esta terça-feira com o Barcelona por 2-1, na quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Os dragões até marcaram primeiro, por Pepê, mas os catalães empataram no minuto a seguir, com um grande golo de João Cancelo. O lateral do Barcelona estava endiabrado e, já no segundo tempo, ofereceu a reviravolta a João Félix.
Os dragões já sabiam à partida que não poderiam garantir já a qualificação para os oitavos de final da Champions, depois de o Shakhtar ter vencido o Antuérpia por 1-0 e igualado portugueses e espanhóis no topo da classificação do grupo.
Para a partida no Estádio Olímpico de Montjuïc, casa emprestada dos catalães por causa das obras em Camp Nou, Sérgio Conceição lançou os recuperados Pepe e Zaidu no onze inicial. No outro lado, dois portugueses foram titulares: João Cancelo e João Félix.
O primeiro lance de perigo da partida aconteceu aos sete minutos. Raphinha recebeu a bola na meia direita e rematou de pé esquerdo, ainda de fora da área, para uma defesa apertada de Diogo Costa.
Os dragões estavam com alguma dificuldade em chegar à área adversária, mas criou perigo aos 22 minutos. João Mário cruzou rasteiro do lado direito e Taremi, em esforço, atirou ao lado, mas a bola ainda foi desviada por Ronald Araújo.
Aos 26', os dragões introduziram mesmo a bola na baliza catalã. João Mário cruzou com o pé esquerdo na direita, Evanilson desviou e, ao segundo poste, Taremi marcou, mas o lance foi invalidado por fora de jogo do iraniano.
O FC Porto estava melhor e, depois de uma grande oportunidade de Galeno, chegaram mesmo à vantagem aos 30 minutos. Contra-ataque rápido conduzido pelo brasileiro, Taremi faz um primeiro remate cortado pela defesa, Galeno fez a recarga para uma boa intervenção de Iñaki Peña e, à terceira, Pepê não deu hipóteses ao guarda-redes catalão.
PEPÊ ✨
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) November 28, 2023
@ChampionsLeague | @FCBarcelona 0 x 1 @FCPorto#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/jyhKpycEY8
TSF\audio\2023\11\noticias\28\golo_1_porto_28
A vantagem portista durou muito pouco. A bola foi ao meio-campo e o Barcelona empatou de seguida. Cancelo recebeu com espaço na esquerda, tirou João Mário do caminho e disparou para o fundo das redes de Diogo Costa.
Empata Cancelo
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) November 28, 2023
@ChampionsLeague | @FCBarcelona 1 x 1 @FCPorto#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/gO2XXbKFGo
TSF\audio\2023\11\noticias\28\golo_2_barcelona_28_novembro
Os catalães estiveram muito perto de consumar uma reviravolta à portuguesa. Raphinha entrou na área pela direita e serviu João Félix, mas o remate saiu por cima.
Já depois dos 40', ambas as equipas estiveram perto de marcar. Primeiro foi Raphinha a aproveitar um erro de Diogo Costa, mas a rematar ao lado. Depois, Alan Varela, com um grande trabalho dentro da área, rematou para uma grande defesa de Iñaki Peña.
A partida foi para intervalo com um empate no marcador e recomeçou com dois grandes avisos de João Félix. Primeiro, logo na saída de bola, acertou na barra de fora da área e, a seguir, rematou ao lado dentro da área.
Os dragões tentaram voltar a subir de rendimento, mas sem sucesso. Quem aproveitou foi uma dupla de portugueses. Cancelo e Félix combinaram pela esquerda, o lateral cruzou rasteiro e o avançado encostou para a reviravolta, aos 57'.
De João para João
- DAZN Portugal (@DAZNPortugal) November 28, 2023
@ChampionsLeague | @FCBarcelona 1 x 1 @FCPorto#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/fdizsZwjNd
TSF\audio\2023\11\noticias\28\golo_3_barcelona_28
A partida entrou numa fase em que os catalães controlavam o encontro, mesmo que o FC Porto conseguisse ter mais bola. Os dragões até conseguiam criar alguns desequilíbrios, mas nunca chegavam à área adversária em posição de fazer estragos.
Aos 80 minutos, o FC Porto esteve muito perto de fazer o empate. Bola metida para as costas da defesa do Barcelona, Pepê e Taremi combinam, mas o brasileiro não conseguiu rematar para a baliza praticamente descoberta.
Uma obra de arte esteve perto de acontecer aos 88 minutos. Gundogan meteu a bola por cima da defesa portista para Raphinha armar um pontapé de bicicleta que só foi parado por Diogo Costa.
Nos últimos minutos, o FC Porto ainda esteve perto de empatar. Pepê avançou pelo lado esquerdo, deu para Taremi e o iraniano serviu Francisco Conceição para um remate forte, mas à figura de Iñaki Peña.
A partida terminou mesmo com uma vitória catalã que confirma a presença do Barcelona nos oitavos de final da Liga dos Campeões. O FC Porto, por sua vez, vai para a última jornada da fase de grupos a precisar apenas de um empate para acompanhar os espanhóis para a fase seguinte da Champions.
Onze do Barcelona: Iñaki Peña, Kounde, Iñigo Martínez, Araújo, Cancelo, Gundogan, Frenkie de Jong, Pedri, Raphinha, João Félix e Lewandowski.
Onze do FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, Pepe, Zaidu, Pepê, Eustáquio, Alan Varela, Galeno, Taremi e Evanilson.
Suplentes do Barcelona: Astralaga, Kochen, Balde, Ferran Torres, Christensen, Alonso, Oriol Romeu, Sergi Roberto, Yamal, Casado e López.
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos, Grujic, Francisco Conceição, Jorge Sánchez, Nico González, Iván Jaime, Namaso, André Franco, Fran Navarro, Romário Baró, Toni Martínez e Gonçalo Borges.