Afinal, a contratação do avançado brasileiro, em 2013, terá saído mais cara do que foi divulgado pelo clube catalão na altura.
Corpo do artigo
O Barcelona pagou mais de 200 milhões de euros brutos, em 2013, pela contratação de Neymar: 134 milhões de euros pela transferência e 71 milhões de salário por um contrato de cinco anos.
A notícia é adiantada pelo jornal EL Mundo, que teve acesso a documentos, até agora secretos, que chegaram à Audiència Nacional, o tribunal espanhol.
Os documentos em causa foram entregues ao Ministério Público brasileiro por Eduardo Musa, antigo braço direito de Neymar Santos, o pai do jogador (que é também o empresário de Neymar Júnior. Um dos documentos refere-se especificamente à contratação de Neymar e aponta ao detalhe os valores agora revelados pelo El Mundo, acrescentando que, ao fim de cinco anos de contrato, o valor chegaria aos 35.509.250 euros líquidos.
Na altura da contratação do jogador brasileiro, o jornal espanhol garantiu que o negócio chegou aos 95 milhões de euros, mas os números oficiais divulgados pelo presidente do Barcelona, Sandro Rosell, ficavam ainda aquém deste valor.
O jornal espanhol esclarece ainda o motivo pelo qual este dossier surge agora: o braço de direito do pai de Neymar, Eduardo Musa, estava encarregue da gestão dos direiros de imagem do jogador, entre 2010 e 2015, até que se desentendeu com Neymar Santos.
Fontes próximas do atual jogador do Paris Saint-Germain asseguraram ao El Mundo que o pai do jogador não tem qualquer problema em prejudicar o Barcelona neste momento, por causa da recusa do clube catalão em pagar o prémio de renovação de 26 milhões de euros a Neymar, depois de saber que o avançado brasileiro queria ir jogar para França.