O Sporting venceu por 2-0 o Nacional, com golos de Bas Dost. Na 1ª parte foi anulado um outro golo ao holandês, em protesto "caíram" laranjas no relvado. Os momentos mais marcantes em vídeo.
Corpo do artigo
3327
Os leões chegaram a este encontro depois de aplicarem uma goleada ao Tondela (4-1), com um póquer de Bas Dost. O holandês voltou a ser o herói do jogo. Já a equipa insular, orientada por Jokanovic, continua a lutar para evitar a despromoção.
No Estádio José Alvalade, em Lisboa, o avançado 'leonino' marcou aos 13 e aos 34 minutos e atingiu os 24 golos no campeonato, ultrapassando o argentino Lionel Messi (FC Barcelona) e o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang (Borussia Dortmund) na luta pelo prémio de melhor marcador na Europa.
Declarações após o jogo Sporting-Nacional:
Jorge Jesus (treinador do Sporting): "Três pormenores importantes que procuramos neste jogo: vencer, vencer com golos do Bas Dost e ter os nossos adeptos como temos tido durante a maior parte deste campeonato, sendo que já não estamos a lutar para o título. É para eles que trabalhámos durante 90 minutos. Foi uma boa vitória".
- "Tivemos 60 minutos bons, 30 minutos não tão bons, porque tentámos controlar o resultado. As bolas que foram à nossa baliza foram defensáveis e foi bom termos vencido mais uma vez. A equipa está a fazer um final de campeonato bom".
- "Esta equipa do Nacional, quanto a mim, é muito melhor do que a posição que ocupa. Gostei do Nacional, bem equilibrado e sem jogar com grande ansiedade."
- " O gesto é tudo. Fui para o balneário porque há momentos que me apetece estar dentro do relvado quando as coisas não correm bem, mas quando correm os aplausos são para eles [jogadores].
- [Opção de Bryan Ruiz no lugar de Adrien Silva] "Nestes dois jogos foi ele [Bryan Ruiz] que o fez e fui eu que lhe dei a possibilidade de ser um segundo volante. Esteve bem, mas esteve melhor no jogo com o Tondela. Tem essas características, uma temporização de jogo acima daquilo que nós temos e sabe criar momentos de jogo que são muito importantes. O Bruno César também o pode fazer".
Predrag Jokanovic (treinador do Nacional):
-"Este é dos jogos mais fáceis de explicar. O Sporting teve dois cantos e fez dois golos. A perder por 2-0 ao intervalo não é fácil virar o jogo com o Sporting, não foi possível e temos que dar os parabéns ao Sporting".
- "O Sporting não teve muitas oportunidades, não foi dos melhores jogos do Sporting e gostei da atitude dos meus jogadores, que tiveram qualidade. Estamos numa situação complicada, ainda estamos na luta e já não temos que jogar com equipas grandes. Vamos dar tudo para tirar o Nacional desta situação".
- "Desmotivação nunca. Os jogadores comigo nunca vão ter desmotivação. Intranquilidade e ansiedade sim, como em todas as equipas".
Os 'leões' seguem no terceiro lugar, com 54 pontos, a nove do Benfica e a oito do FC Porto, que ainda não jogaram nesta ronda, enquanto o Nacional caiu para o último lugar, com 17 pontos, tantos quanto o Tondela.