
Basquetebol
A seleção portuguesa de basquetebol viveu em Sassari uma estreia de pesadelo no Grupo F da fase de qualificação para o Europeu de 2013, ao perder por 52 pontos (97-45) frente à Itália.
Corpo do artigo
Num encontro sem história, tal o avassalador domínio dos transalpinos, Portugal, desfalcado de duas pedras chaves (Carlos Andrade e João Santos), sofreu um parcial de 20-2 a abrir e jamais se recompôs.
João "Betinho" Gomes, com nove pontos e oito ressaltos, foi o jogador luso com números mais interessantes, mas nem ele se livrou do "naufrágio", já que cometeu seis perdas de bola sem lançamento e só marcou quatro de 13 "tiros" de campo.
Destaque ainda para os oito pontos de Jaime Silva, que acertou ao dois "triplos" tentados.
Por seu lado, Pietro Aradori, com 21 pontos, conseguidos com 90 por cento nos lançamentos de campo, foi o melhor dos italianos, secundado por Angelo Gigli (14 pontos), Stefano Mancinelli e Giudeppe Poeta (ambos com 11) e o "NBA" Danilo Gallinari (10).
A formação transalpina entrou determinada a resolver o encontro o mais cedo possível e conseguiu-o, ao arrancar com um parcial de 20-2, perante um Portugal perdido e que só encontrou o cesto num lançamento de Elvis Évora.
O "cinco" de Mário Palma respondeu, então, com cinco pontos consecutivos (20-7), parecendo despertar para o jogo, mas os anfitriões continuaram por cima.
Dominando em todos os aspetos do jogo, os italianos finalizaram o período inicial a vencer por 24-7 e chegaram ao intervalo já com 30 pontos à maior (50-20).
O "monólogo" da equipa da casa prosseguiu na segunda metade, com a diferença a ultrapassar os 40 pontos ainda em pleno terceiro período (acabou em 46 -- 75-29) e a atingir um máximo de 54 no quarto período, para se fixar em 52 (97-45).
A formação lusa folga na próxima jornada, marcada para sábado, voltando a jogar terça-feira, em casa, frente à República Checa, que hoje venceu na Bielorrússia por 73-65, com 16 pontos de David Jelinek.