Diogo Costa curou as dores de cabeça dos dragões. FC Porto vence em Leverkusen
O guardião português foi a aspirina que os azuis e brancos pediam para embalarem para a vitória, num jogo em que a eficácia fez a diferença no resultado final. Veja os golos.
Corpo do artigo
No momento do apito inicial em Leverkusen, Bayer e FC Porto já jogavam com uma certeza: o empate do Club Brugge garantiu uma vaga para os belgas nos oitavos de final da Liga dos Campeões, ainda com dois jogos para disputar. Assim, dragões e farmacêuticos discutiam a vitória para se manterem na luta pela última vaga na fase seguinte da competição. Na Bay Arena, levou a melhor a equipa portuguesa por 3-0.
TSF\audio\2022\10\noticias\12\filme_do_jogo_bayer_vs_fcp
Nos primeiros minutos, os dragões entraram com uma postura expectante, com um Leverkusen que tentava construir em ataque posicional desde a linha defensiva até aos pés dos membros mais avançados. A posse de bola parecia pertencer, maioritariamente, aos alemães, mas sem ferir os portugueses.
Após poucas tentativas para criar perigo de ambas as partes, os portistas aproveitaram da melhor forma uma desatenção da defesa contrária. Na pequena área que lhe pertence, Diogo Costa olhou, encontrou Galeno com um passe longo e o brasileiro fez o resto, correndo pela ala, enfeitiçando os centrais do Leverkusen e, na passada, fez o 1-0 na partida, aos seis minutos.
GALENO Que Domínio, Que Corrida e Que Assistência de Diogo Costo
@ChampionsLeague | @bayer04fussball 0 x 1 @FCPorto #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/IXUlmkgoyQ- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 12, 2022
O primeiro quarto de hora na Renânia do Norte-Vestfália deu vários motivos de interesse aos espetadores. O VAR teve de intervir após uma falta de Uribe sobre Mitchel Bakker: numa primeira instância, o árbitro da partida castigou o defesa neerlandês com um amarelo por simulação, mas a decisão foi revertida e converteu-se numa sentença grave, com uma grande penalidade a favor dos farmacêuticos.
DIOGOOOOO
@ChampionsLeague | @bayer04fussball 0 x 1 @FCPorto #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/mYNop45Kzu- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 12, 2022
No frente a frente com Karim Demirbay, Diogo Costa foi mais forte, voando para segurar a vantagem dos dragões. A bola foi colocada no lado direito da baliza, mas o internacional português estava bem posicionado para a defesa e tornou-se, assim, o guarda-redes com mais penáltis defendidos na história do FC Porto.
A vantagem era portista, mas as melhores oportunidades na partida pertenciam aos vermelhos e pretos de Leverkusen. Primeiro, Diogo Costa voltou a ser decisivo ao retirar, com o joelho, as chances de Mitchel Bakker empatar a partida. Pouco depois, os alemães viram o 1-1 anulado devido a mão na bola de Patrick Schick, após remate de Amine Adli.
Até ao intervalo, foram raros os momentos em que os 11 pupilos de Sérgio Conceição não se encontravam atrás da linha da bola. O pouco acerto dos farmacêuticos manteve a vantagem dos portistas, por uma bola a zero, nos primeiros 45 minutos.
No regresso das três equipas dos balneários, o técnico portista surpreendeu ao mexer na equipa. Evanilson entrou para render o amarelado João Mário e, com isso, Pepê desceu no terreno para ocupar a vaga de defesa direito. O Leverkusen, mesmo em desvantagem, manteve-se com o mesmo 11.
TAREMI LÁ PARA DENTRO
@ChampionsLeague | @bayer04fussball 0 x 2 @FCPorto #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/gvTv5O95Mx- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 12, 2022
Aos 52 minutos, o vídeo-árbitro voltou a ser fundamental no decorrer do encontro. Primeiro, István Kovács marcou livre devido a uma rasteira sobre Galeno mas, após análise, o VAR deu indicação para ser marcada mais uma grande penalidade. Na marca dos 11 metros, Mehdi Taremi, com a serenidade que lhe é característica, colocou a bola no fundo das redes de Hradecky e fez o 2-0.
Galeno voltou a reivindicar a conquista do lado direito do campo da Bay Arena e só não ganhou um novo duelo com a defesa dos alemães porque foi travado em falta na grande área. O Iraniano Taremi, novamente chamado a bater a grande penalidade, voltou a não vacilar e fez o 3-0, com a ajuda do poste.
TAREMI X2
@ChampionsLeague | @bayer04fussball 0 x 3 @FCPorto #ChampionsELEVEN pic.twitter.com/4IpLzulyGe- ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) October 12, 2022
O terceiro golo dos portistas trouxe tranquilidade à partida. A bola repousou nos pés dos jogadores do FC Porto, que não arriscaram aumentar a vantagem até ao final e, no final dos 90 minutos, 3-0 era o resultado afixado nos placards do estádio alemão.
A duas jornadas do final da fase de grupos, o FC Porto está agora isolado no segundo lugar, com seis pontos, mais dois do que o Atlético de Madrid, terceiro, e mais três do que o Bayer Leverkusen, que é agora o quarto classificado.
Onze do Bayer Leverkusen: Hradecky; Hincapie, Tah, Bakker, Kossounou, Demirbay, Aránguiz, Adli, Hudson-Odoi, Diaby e Schick
Onze do FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo e Zaidu; Otávio, Uribe, Eustáquio e Pepê, Galeno e Taremi
Suplentes do Bayer Leverkusen: Lomb, Lunev; Paulinho, Amiri, Tapsoba, Hlozek, Fosu-Mensah e Azhil
Suplentes do FC Porto: Cláudio Ramos; Marcano, Wendell, Grujic, Rodrigo Conceição, Bruno Costa, Bernardo Folha, Gonçalo Borges, Verón, Danny Namaso, Toni Martínez e Evanilson