
Estoril-Belenenses
Global Imagens/Gerardo Santos
O Belenenses empatou no terreno do Estoril a um golo e ficou com mais um ponto que o P. Ferreira que foi a Vila do Conde conseguir um "nulo". Já o Arouca venceu o Gil Vicente por 1-0, com as duas equipas a assegurarem a permanência.
Corpo do artigo
O Belenenses empatou, este domingo, no terreno do Estoril a um golo e adiou a decisão da manutenção da Liga para a última jornada.
A equipa "azul" adiantou-se no marcador aos 19 minutos com um golo de Deyverson, na sequência de uma jogada de insistência após um pontapé de canto.
Aos 33 minutos, o guardião do Estoril Ricardo Ribeiro derrubou Miguel Rosa na grande área e acabou por ser expulso, mas o recém-entrado guarda-redes João Manuel defendeu o remate de Filipe Ferreira e impediu que a vantagem "azul" aumentasse.
No segundo tempo, o Estoril entrou mais pressionante e acabou por chegar ao empate aos 52 minutos também de grande penalidade por Evandro, num lance que resultou na expulsão de João Afonso, que viu o segundo cartão amarelo.
A formação orientada por Marco Silva poderia ter chegado à vantagem aos 87 minutos, contudo, Bruno Lopes, com Matt Jones fora da baliza do Belenenses, não conseguiu dar o melhor seguimento a um cruzamento.
Em Vila do Conde, o P. Ferreira também empatou mas a zero frente ao Rio Ave, um resultado que manteve os pacenses na penúltima posição da Liga, com menos um ponto que o Belenenses.
Apesar de enfrentar um adversário que já tem os olhos postos nas finais da Taça de Portugal e da Liga, os pacenses pouco fizeram no primeiro tempo, num período em que os vilacondenses não chegaram a criar uma situação de perigo.
No segundo tempo, os pacenses estiveram perto do golo no final do encontro por Bebé, mas o Rio Ave, nos descontos, também poderia ter chegado ao triunfo num remate de longe de Júlio Alves.
Já o Arouca e o Gil Vicente garantiram a permanência na Liga mesmo com o resultado da partida entre ambos ter sido favorável ao Arouca. David Simão, aos 35 minutos, marcou, de grande penalidade, o único golo da partida.
Em Coimbra, a Académica empatou a zero com o V.Guimarães e impôs aos minhotos o décimo jogo consecutivo sem ganhar, enquanto que o Sp. Braga empatou a um golo na receção ao Marítimo.
Éder inaugurou o marcador para os bracarenses aos 32 minutos, com o empate a surgir apenas a um minuto do final por André Ferreira. Os madeirenses tinham falhado uma grande penalidade no primeiro minuto.