Tal como em 2014, os "diabos vermelhos" só perderam um jogo em 2015. Em nove partidas realizadas somaram oito vitórias, com 24 golos marcados e oito sofridos.
Corpo do artigo
Sem Kompany (Manchester City), o capitão, e também desprovidos da estrela maior Eden Hazard (Chelsea), as lesões deixam ainda de fora deste encontro com Portugal o criativo Kevin De Bruyne, antigo companheiro de Vieirinha no Wolfsburgo e agora no City, os experientes e polivalentes defesas Alderweireld e Verthongen (Tottenham), a que se junta o extremo Ferreira-Carrasco, descendente de portugueses, que atua no Atlético Madrid.
No conjunto dos jogadores-chave de Marc Wilmots sobra Radja Nainggolan, médio centro de 27 anos da Roma, que só falhou a titularidade num jogo da fase de apuramento para o Euro 2016, em que os belgas tiveram um arranque aos soluços.
Depois de uma goleada caseira (6-0) frente a Andorra, surgiram dois empates que colocaram, então, um enorme ponto de interrogação à frente do desempenho de uma equipa, cuja larga fatia atua no estrangeiro e em ligas altamente competitivas, principalmente em Inglaterra.
Os galeses roubaram pontos aos belgas em Bruxelas (0-0); e em Zenica, a Bósnia-Herzegovina, naquele "reduto" bem conhecido dos portugueses, impôs um empate a uma bola, com Dzeko a colocar os bósnios na frente e Nainggolan a conseguir o empate aos 51 minutos.
Depois do eletrizante França 3 - Bélgica 4 (um amigável disputado a 7 de Junho no Stade de France), o percurso de qualificação estava a meio. Era o fecho da época desportiva e houve um valente tropeção. Uma derrota frente ao País de Gales, em Cardiff (1-0, com golo de Gareth Bale), a 12 de junho.
Antes disso, só mesmo a Argentina tinha conseguido derrotar os "diabos vermelhos", em pleno Mundial do Brasil, nos quartos-de-final.
De setembro de 2015 em diante, quatro vitórias consecutivas materializaram o carimbo para o Europeu de França. Mas não só. Nesse período, em novembro, se dúvidas houvesse quanto ao momento de forma dos belgas, esfumaram-se quando aplicaram 3-1 à Itália, num encontro de preparação realizado no Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas.
Percurso da Bélgica nos últimos dois anos:
2015
9J 9V 0E 1D
2014
13 J 9 V 3E 1D