O jogo no domingo entre o Benfica e FC Porto, vai gerar um volume de receitas que pode atingir os 23 milhões. A conclusão faz parte de um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM)a que a TSF teve acesso.
Corpo do artigo
O documento prevê que "a partida gere um encaixe de três milhões de euros, provenientes da venda de mais de 65 mil bilhetes, bem como dos gastos dos adeptos em restauração nas imediações e dentro do estádio, de ações promocionais, publicidade, direitos televisivos, segurança e hospitalidade".
Quanto às receitas indiretas,nas quais são contabilizados aspetos como deslocações ao estádio, consumos em casa e na restauração, apostas e publicidade, o estudo prevê que sejam geradas receitas de "20 milhões de euros, que representam 87% do impacto global".
O IPAM diz que uma pesquisa recente revela que 73% dos adeptos assistem aos jogos em casa com os amigos, sendo que a esmagadora maioria consome aperitivos, cervejas e pizzas que representam um consumo por pessoa entre os oito e os 12 euros.
O estudo de impacto económico refere ainda que as receitas indiretas "ultrapassam em muito o que é habitual no futebol português" e considera que a importância do jogo no desfecho da I Liga ajuda a explicar o "efeito mobilizador do 'clássico'".