Quatro golos marcados na Grécia colocam encarnados na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Corpo do artigo
O Benfica venceu o PAOK por 4-1 e, em pleno inferno de Salónica, garantiu a presença na fase de grupos da Champions. Salvio era a maior dúvida na equipa portuguesa, mas o argentino esteve no onze inicial e acabou mesmo por bisar na partida. Pizzi e Jardel também marcaram pelos encarnados.
O jogo começou com grande pressão do PAOK, que tentou desde muito cedo colocar-se em vantagem. A verdade é que a pressão dos gregos resultou e, aos 12 minutos, Prijovic colocou o PAOK em vantagem.
O Benfica ressentiu-se e esteve perto de sofrer o 2-0, com Grimaldo a fazer aquele que foi provavelmente o corte mais importante da primeira metade do jogo. O perigo de sofrer outro golo era real e, por isso, a equipa portuguesa decidiu expor-se, jogando mais ao ataque, acabando por colher frutos disso: Jardel, de cabeça e após um canto, marcou o golo que o Benfica estava obrigado a fazer e empatou a eliminatória.
Golo providencial do central brasileiro, que pareceu perturbar especialmente o guarda-redes dos gregos, Paschalakis. Num erro crasso, o guardião saiu da baliza em direção à bola e falhou. Cervi apareceu de rompante, adiantou o esférico e o que sobrou para Paschalakis? O pé do extremo argentino.
Penálti para o Benfica: Salvio, regressado de lesão, assume a marcação, atira ao poste esquerdo e vê a bola aninhar-se nas redes gregas. Estava feita a reviravolta.
Aos 39 minutos, foi a vez de Pizzi, médio que começou a época em grande destaque, fazer o gosto ao pé. O português recebeu um cruzamento da esquerda do ataque e rematou de primeira para fazer o terceiro do Benfica. A equipa portuguesa levou uma vantagem de dois golos e uma eliminatória praticamente resolvida para o balneário.
A segunda parte começou da melhor forma para o Benfica: canto na esquerda e penálti para o Benfica. Salvio assumiu, Salvio marcou, como da primeira vez.
Daí até ao final do jogo foi Vlachodimos quem ajudou a segurar a vantagem benfiquista, sendo até um pouco ajudado pelos próprios gregos: Léo Matos, lateral dos gregos, foi expulso e acabou por terminar com o ímpeto grego.
No final de contas, chegam 43 milhões aos cofres da Luz. O sorteio da Liga dos Campeões realiza-se esta quinta-feira, a partir das 17h00, no Mónaco. O Benfica está no Pote 2, juntamente com o FC Porto.