
Jogadores do Benfica festejam o golo de Ezequiel Garay
Global Imagens/Nuno Pinto Fernandes
O Benfica assumiu a liderança isolada da Liga, ao bater em casa o FC Porto por 2-0, em partida a contar para a última jornada da primeira volta. Rodrigo e Garay marcaram os golos e os portistas acabaram reduzidos a dez.
O Benfica assumiu, este domingo, a liderança isolada do campeonato ao bater em casa o FC Porto por 2-0, numa partida em que os portistas terminaram reduzidos a dez.
Numa partida marcada pela homenagem a Eusébio e a contar para a última jornada da primeira volta, os encarnados entraram a toda a velocidade e desde cedo começaram a criar problemas à defesa portista.
Markovic, logo ao primeiro minuto, obrigou Helton a intervir e aos quatro foi Mangala a desviar um centro de Gaitan, isto antes de um erro do guarda-redes Helton quase ter isolado Lima.
Perante este cenário, o Benfica chegou sem surpresa ao golo aos 13 minutos num lance em que Markovic aproveitou uma perda de bola para servir Rodrigo, que não falhou perante Helton.
Com Oblak a titular, apesar da recuperação de Artur, o Benfica permitiu depois que a partida ficasse equilibrada, não se tendo verificado grandes lances de perigo até ao intervalo.
No segundo tempo, aos 52 minutos, o FC Porto criou perigo num livre de Carlos Eduardo, com o Benfica a responder logo depois por Markovic, mas Helton opôs-se com sucesso.
Logo a seguir, depois de um lance em que Mangala evitou com a mão um golo de Matic, o argentino Ezequiel Garay ampliou a vantagem do Benfica com um tento aos 53 minutos.
O treinador do FC Porto respondeu com a entrada de Ricardo Quaresma, mas foi sempre o Benfica quem esteve por cima e que poderia ter chegado ao terceiro golo.
A um quarto de hora do fim, o árbitro Artur Soares Dias considerou que Danilo simulou uma falta na grande área e mostrou-lhe o segundo amarelo, o que ditou a expulsão do lateral brasileiro.
Com este resultado, os encarnados passaram a liderar o campeonato com 36 pontos, mais dois que o Sporting e mais três que o FC Porto.
Sob a arbitragem de Artur Soares Dias, do Porto, no Estádio da Luz, com a assistência de 62.508 espectadores, as equipas alinharam da seguinte forma:
Benfica: Oblak, Maxi Pereira, Luisão, Garay (Jardel, 83), Siqueira, Matic, Enzo Perez, Markovic, Gaitan, Rodrigo (Rúben Amorim, 86) e Lima.
Suplentes: Artur Fejsa, Rúben Amorim, Sulejmani, Djuricic, Sílvio e Jardel.
FC Porto: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro; Fernando, Lucho (Josué, 70), Carlos Eduardo, Varela, Licá (Ricardo Quaresma, 64) e Jackson.
Suplentes: Fabiano, Maicon, Ricardo Quaresma, Josué, Ghilas, Kelvin e Defour.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Jackson Martinez (57), Ricardo Quaresma (58), Danilo (58 e 75), Matic (59), Lucho (68), Fernando (88) e Enzo Perez (90+4). Cartão vermelho por acumulação de amarelos a Danilo (75).