
Benfica conquista Supertaça de basquetebol
Global Imagens
O Benfica conquistou, este domingo, a sua 10ª Supertaça de basquetebol masculino, ao derrotar, em Almada, a Académica por 68-53.
Corpo do artigo
Os "encarnados", campeões nacional, enfrentaram hoje a Académica, finalista vencido da Taça de Portugal, que beneficiou do abandono do FC Porto, que era o legítimo participante na Supertaça.
O Benfica entrou melhor no jogo e chegou facilmente aos 9-0. A Académica, depois de um desconto tempo, procurou reentrar na partida e equilibrou, mas o Benfica chegou ao final do primeiro período a vencer por 17-11, com destaque para os sete pontos de João "Betinho" Gomes.
No segundo período, a Académica nunca deixou fugir o Benfica e foi, a pouco e pouco, recuperando no marcador, chegando ao intervalo a perder por apenas dois pontos (32-30). Para a recuperação da Académica muito contribuíram os 11 pontos de João Balseiro, o melhor marcador do jogo ao intervalo.
No terceiro período, o Benfica, orientado por Carlos Lisboa, voltou a entrar melhor e conseguiu distanciar-se de forma decisiva no marcador, chegando ao final a vencer por 53-41, com nove pontos do base Ricky Franklin.
O técnico Norberto Monteiro, com menos opções, foi mantendo quase sempre o mesmo cinco que começou o jogo, mas a sua equipa começou a sentir dificuldades para segurar o adversário.
No último período, o Benfica geriu a vantagem e terminou a partida com uma vantagem de 15 pontos (68-53).
João "Betinho Gomes, com 17 pontos e nove ressaltos, foi o jogador mais valioso da partida, num jogo em que o base Ricky Franklin foi o melhor marcador com 20 pontos. Do lado da Académica, destaque para Fernando Sousa, que apontou 18 pontos e conseguiu seis ressaltos.
No final do encontro, Carlos Lisboa, treinador do Benfica, estava feliz com a conquista do trofeu, mas referiu que a sua equipa teve que suar para vencer.
Norberto Alves, treinador da Académica, lembrou as diferenças entre as duas equipas, mas deixou elogios aos seus jogadores.
Ficha de jogo:
- Benfica (68): Ricky Franklin (20), João Gomes (17), Seth Doliboa (7), Carlos Andrade e Cláudio Fonseca (14). Jogaram ainda: Diogo Carreira, Elvis Évora (3), Heshimu Evans, Lace Dunn (7) e Miguel Minhava.
Treinador: Carlos Lisboa
- Académica (53): Diogo Simões (6), João Balseiro (13), Marco Gonçalves (6), Fernando Sousa (18) e Arnett Hallman (7). Jogaram ainda: Tim Toler(2) e Pedro Rebelo (1).
Treinador: Norberto Monteiro.
Árbitros: Carlos Santos (Lisboa), Pedro Rodrigues (Lisboa) e João Veiga (Setúbal).
Marcador: 17-11 (primeiro período), 32-30 (intervalo), 53-41 (terceiro período) e 68-53 (resultado final).
Notícia atualizada às 18h53